Gündogan deixa o Manchester City e é oficializado no Barcelona

4 minutos de leitura

Gündogan deixou oficialmente o Manchester City após término do contrato. O ex-Borussia Dortmund terá um contrato de dois anos com os blaugranas, ainda com a opção de renovar por mais uma temporada. O meia foi anunciado oficialmente pelo novo clube nesta segunda-feira (26). Além disso, os catalães colocaram uma multa rescisória de 400 milhões de euros (R$ 2 bilhões).

O clube inglês tentou renovar o vínculo com o camisa 8 de 32 anos, mas não conseguiu e Ilkay Gündogan vestirá a camisa do Barcelona. De acordo com o site espanhol “Relevo”, o meia realizou exames médicos na última quarta-feira (21) na Alemanha para finalizar o acordo com o clube. Segundo Fabrizio Romano, a assinatura de contrato aconteceu pouco depois, com o clube recebendo a confirmação que poderá registrar o atleta em La Liga.

Mesmo atravessando uma delicada situação financeira e enfrentando dificuldades para inscrever os reforços, o Barcelona não mediu esforços para selar a contratação. Um dos melhores jogadores da Premier League, Gündogan era considerado sonho de consumo do técnico Xavi.

O “Relevo” informou que o alemão esteve perto de renovar com os Citizens nas últimas semanas, mas mudou de ideia e decidiu se juntar ao Barcelona. O tempo de contrato oferecido pelo atual campeão da Champions League era consideravelmente menor ao que propôs o clube do Camp Nou. Ele também esteve ligado ao Arsenal, mas quis se reencontrar com Robert Lewandowski.

Gündogan: sonho de Xavi e substituto de Busquets?

Há muitos meses, Gündogan é uma prioridade no Barcelona. O clube vem focando em jogadores com fim de contrato e enxergou no alemão uma oportunidade rara de mercado. Apesar de já ter 32 anos e ter vivido problemas de lesão, ‘Gundo' é encarado como um jogador capaz de mudar o patamar do time culé e foi um pedido especial do técnico Xavi, que teve papel ativo na negociação.

Após a definição da saída de Sergio Busquets, as buscas por Gündogan se intensificaram. Apesar do alemão desenvolver um papel um pouco mais avançado no meio do que o espanhol, sua contratação pode ser uma reposição ao ídolo da camisa 5. Na nova formatação, Frenkie De Jong pode ocupar a vaga de Busquets, com o capitão do Manchester City sendo sua dupla.

Barcelona no mercado da bola

Gündogan será a terceira contratação do Barcelona na janela de transferências. O clube já oficializou a chegada de Mikayil Faye, zagueiro senegalês de 18 anos que, incialmente, será do time B. Além dele, o time também acertou Iñigo Martínez como reforço a partir da próxima temporada. O defensor de 32 anos vestirá a camisa azul grená após fim de vínculo com o Athletic Bilbao.

A próxima compra catalã no mercado da bola pode ser Vitor Roque, do Athletico Paranaense. O atacante brasileiro está muito próximo de ser contratado por  40 milhões de euros (R$210 milhões), de acordo com a imprensa espanhola.

Vitor Roque ignora Premier League e acerta com gigante espanhol
Vitor Roque pode ir para o Barcelona – Foto: Icon Sport
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.