O vai e vem do mercado da bola na Arábia Saudita segue “pegando fogo”, com novos nomes entrando na mira a cada dia. Desta vez, o time de Roberto Firmino está mirando um outro grande jogador do futebol europeu e que também fez história no Liverpool.
Atual campeão da segunda divisão saudita, o Al-Ahli quer entrar com tudo na disputa da elite do futebol local. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o time alviverde tenta a contratação de Sadio Mané, do Bayern de Munique. O clube árabe quer aproveitar que a temporada no senegalês na Alemanha foi decepcionante para levá-lo ao Oriente Médio.
A negociação, porém, não será fácil. Mané também atrai interesse de times europeus e outras equipes sauditas. O Bayern pagou 32 milhões de euros (cerca de R$ 169 milhões à época) para tirar o africano do Liverpool em 2023, e agora está disposto a negociá-lo após o fracasso na primeira temporada de parceria.
O Al-Ahli ainda não fez a primeira oferta oficial para ter o jogador, mas já realizou os contatos iniciais. A intenção do clube é propor um contrato de três anos ao atacante de 31 anos.
Do Liverpool à Arábia Saudita: Firmino e Mané juntos novamente?
A intenção do Al-Ahli é reeditar a brilhante parceria de Roberto Firmino e Sadio Mané nos tempos de Liverpool. Ao lado de Mohamed Salah, os três formaram um dos maiores trios de ataque da história do futebol inglês. No período em que estiveram juntos, os Reds venceram sete títulos, incluindo Champions, Premier League e Mundial de Clube.
Tanto Roberto Firmino quanto Sadio Mané viveram os auges de suas carreiras no período (2015-2022). Os dois jogadores tiveram os bons rendimentos traduzidos em números expressivos durante as passagens por Anfield Road.
Firmino no Liverpool
- 362 jogos
- 111 gols
- 79 assistências
Mané no Liverpool
- 269 jogos
- 120 gols
- 48 assistências
Roberto Firmino foi anunciado como reforço do Al-Ahli na última terça-feira (4). O jogador chega para ser uma das estrelas do projeto da equipe de Jeddah, que também acertou a contratação do goleiro Edouard Mendy, ex-Chelsea.
Firmino is Ready! 🫡🇧🇷
— Al-Ahli Saudi Club (@ALAHLI_FCEN) July 4, 2023
Ao lado de Al-Nassr, Al-Hilal e Al-Ittihad, o Al-Ahli faz parte do grupo de quatro times que são controlados pelo governo saudita e recebem investimento estatal para contratações. A intenção do país é desenvolver o esporte e local e transformar a Arábia Saudita em uma potência mundial futebolística.
As estrelas do futebol na Arábia Saudita
Desde a chegada de Cristiano Ronaldo ao Al-Nassr, em janeiro, a Arábia Saudita tem se tornado um ponto de encontro de estrelas que marcaram época no futebol europeu. Ainda longe do fim da janela, alguns clubes do país já realizaram várias contratações de impacto.
- Cristiano Ronaldo (Al-Nassr)
- Marcelo Brozovic (Al-Nassr)
- Karim Benzema (Al-Ittihad)
- Jota (Al-Ittihad)
- N’Golo Kanté (Al-Ittihad)
- Rúben Neves (Al-Hilal)
- Kalidou Koulibaly (Al-Hilal)
- Roberto Firmino (Al-Ahli)
- Edouard Mendy (Al-Ahli)
A tendência é que outros jogadores renomados cheguem em clubes do país nas próximas semanas.