O atacante Ferreira, do Grêmio, pode trocar o Rio Grande do Sul pelo Reino Unido nas próximas semanas no mercado da bola europeu. O ponta-esquerda se tornou alvo de um dos mais tradicionais times da região, que o colocou como alvo e pode fazer uma oferta em breve.
O Celtic, atual campeão escocês, tem interesse em tirar o meia-atacante Ferreira do Grêmio a partir da próxima temporada, segundo informação veiculada pelo site local “Football Scotland”. O nome do jogador consta em uma lista de observação da equipe britânica e se encaixa no perfil buscado pelo time nessa janela de transferências.
Ferreira tem 25 anos e possui contrato com o Grêmio até o fim de 2024. O portal escocês revelou que as primeiras sondagens entre as partes já aconteceram e que o Celtic entende que o atleta esteja avaliado em 6 milhões de euros (R$ 34 milhões).
A PL Brasil confirmou o interesse dos britânicos e apurou que Ferreira vê com bons olhos uma mudança para o futebol europeu. Há um temor de que os clubes não avancem em um acordo financeiro. O Grêmio não irá vender por menos de 5 milhões de euros (R$ 26 milhões) e o Celtic não tem a tradição de fazer grande investimentos.
O entorno de Ferreira tem boa relação com Brendan Rodgers, técnico do Celtic. O comandante treinava o Leicester quando o clube contratou Tetê, também ex-Grêmio, em 2022.
💚 Welcome back, Brendan!#CelticFC🍀 pic.twitter.com/jUyLsih3Sg
— Celtic Football Club (@CelticFC) June 23, 2023
Para o time britânico, no entanto, dinheiro não é problema no momento. A equipe do técnico Brendan Rodgers está com o bolso cheio após conseguir vender o português Jota ao Al-Ittihad, por 25 milhões de euros. A chegada de Ferreira, inclusive, seria uma maneira do clube substituir o atleta.
Apesar de ser camisa 10 e um dos maiores nomes do Grêmio, Ferreira tem sofrido com lesões no Imortal e não é considerado inegociável. Ele fez apenas 15 jogos na atual temporada. O clube brasileiro tem 55% dos direitos econômicos do jogador.
A trajetória de Ferreira no Grêmio
Revelado pelas categorias de base do time gaúcho, o ponta-esquerda passou por times menores por empréstimo até retornar ao Grêmio. De volta a Porto Alegre em 2019, ele não demorou a chamar a atenção por sua qualidade técnica, velocidade e facilidade em driblar. O jovem foi apontado como um sucessor natural da dinastia de pontas do Grêmio, com Pedro Rocha, Everton Cebolinha e Pepê.
Ferreira viveu grandes momentos com a camisa do Grêmio e recebeu a camisa 10. Apesar de ter sido incomodado por várias lesões, ajudou o time a vencer três campeonatos gaúchos e retornar à Série A em 2022.
- 127 jogos
- 23 gols marcados
- 19 assistências
🤽♂️ @ferreirinha pic.twitter.com/dNCAiZGcAR
— Grêmio FBPA (@Gremio) July 15, 2022
Os brasileiros da história do Celtic
Ferreirinha seria o terceiro brasileiro a vestir a camisa do Celtic na história, caso a negociação avance. Anteriormente, Rafael Scheidt e Juninho Paulista foram os jogadores que representaram a bandeira verde-amarela nos campeões da Champions League de 1967.
- Rafael Scheidt (1999/2000) – 5 jogos e zero gol
- Juninho Paulista (2004/2005) – 22 jogos e 1 gol