O Manchester City desistiu de ir atrás de Declan Rice, mas o time de Pep Guardiola não se abateu e segue ativo no mercado da bola europeu 2023. Com o volante inglês cada vez mais distante, os Citizens voltaram seus olhares para uma joia do futebol espanhol.
A alternativa a Rice e também à saída de Gündongan para o Manchester City pode ser Gabri Veiga, jovem destaque do Celta de Vigo. De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, atual campeão europeu entrou na briga definitivamente para contratar o meio-campista de 21 anos. O clube já anunciou a contratação de Mateo Kovacic para o meio-campo, mas quer reforçar a posição com mais peças.
A concorrência, porém, é pesada. Da Premier League, Liverpool, Chelsea e Newcastle mantém interesse na promessa. Barcelona e Real Madrid sempre estiveram monitorando o jogador, embora as respectivas contratações de Gündogan e Bellingham possam afastar a necessidade da chegada do xará de Raphael Veiga, craque do Palmeiras.
Qual o preço de Gabri Veiga?
O Celta de Vigo não pretende segurar o jogador até as últimas consequências, mas deseja ganhar um bom dinheiro para seus parâmetros com a negociação. Gabri Veiga tem contrato até 2026 e possui uma cláusula de saída estipulada em 40 milhões de euros (R$ 212 milhões). Se concretizada, a venda seria recorde absoluto para o clube galego. Atualmente, a negociação mais cara da história do time foi a ida de Stanislav Lobotka para o Napoli, em 2019/20, por 21 milhões de euros.
Segundo o “The Athletic”, o valor fixo para a contratação de Kovacic pelo City foi de 29 milhões de euros (R$ 152 milhões). Apesar de já consolidado no topo do futebol mundial, o croata é oito anos mais velho que o espanhol, o que deixa os ingleses ainda mais animados a fechar a transferência pela cláusula de 40 milhões de euros.
Não seria a primeira vez que Celta de Vigo e Manchester City negociarão um atleta. Em 2016, os Sky Blues compraram o meia-atacante Nolito, por 18 milhões de euros.
Quem é Gabri Veiga, o novo alvo do City?
O jovem espanhol está no time principal do Celta desde 2020/21, quando o técnico era o argentino Eduardo Coudet, ex-Internacional e Atlético-MG. Aos poucos, ele foi ganhando espaço cada vez mais na equipe azul, até se tornar uma peça importante do time titular na última temporada, em que acumulou números expressivos.
- 39 jogos
- 11 gols
- 4 assistências
Veiga atua como meia-central, mas também pode desempenhar funções mais avançadas no meio-campo. O jogador se destaca pelo talento com a bola no pé e pela versatilidade. No Celta, se notabilizou jogando pelo lado direito do campo. Atualmente, o jovem faz parte do elenco da Espanha na disputa da Euro Sub-21, mas é reserva.