Com o recente fim do mercado da bola europeu, algumas tentativas de negociações frustradas vêm à tona. Uma dessas possíveis negociações que não se concretizou foi a busca do Manchester City por um titular do Barcelona. A equipe espanhola, porém, foi rápida nas negativas.
A fim de acabar com a carência na sua lateral-esquerda, o Manchester City foi atrás de Alejandro Baldé, no Barcelona. O jovem talento chamou a atenção da equipe de Pep Guardiola por conta de seu bom rendimento na temporada.
De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, os Citizens buscaram maiores informações e perguntaram aos blaugranas sobre a situação do defensor ainda em maio e junho, pouco antes do fim da janela de transferências. Contudo, o Barcelona rejeitou de prontidão o contato e as negociações não chegaram a se concretizar.
O clube catalão considera Baldé um jogador “intocável” e “crucial”, por isso renovou seu contrato até junho de 2028. O atleta tem somente 19 anos, mas já cotado para vencer o Golden Boy, assumiu a titularidade na vaga de Jordi Alba e também marcou presença na seleção espanhola na última Copa do Mundo.
Manchester City asked for Alejandro Balde situation in May/June — but it was never concrete negotiations as Barça always considered Balde untouchable player 🔵🔴 #FCB
New deal for Balde, valid until June 2028 as crucial player for Barça future. pic.twitter.com/Y3srxpwsOQ
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) September 9, 2023
O Manchester City, por sua vez, sofre com um problema na lateral-esquerda, taxada por muitos como a posição com as piores opções para Guardiola. Da origem na função, o treinador conta apenas com o contestado Sergio Gomez. Por isso, tem optado por escalar zagueiros improvisados, como Nathan Aké e Manuel Akanji.
Em 2022/23, o clube viu a posição se enfraquecer significativamente, com a saída de Oleksandr Zinchenko para o Arsenal e o rompimento de João Cancelo com Pep Guardiola, o que culminou na saída por empréstimo do português para o Bayern de Munique.
As ações de Barcelona e Manchester City no mercado da bola
Ambas as equipes se movimentaram muito na janela de transferências. Em busca de aperfeiçoarem seus elencos, Manchester City e Barcelona tiveram até uma negociação direta, no empréstimo de João Cancelo para o Camp Nou. O volante Gündogan também trocou a Inglaterra pela Espanha, mas estava em fim de contrato.
Contratações do Barcelona
- Iñigo Martínez
- João Félix
- Ilkay Gündogan
- João Cancelo
- Oriol Romeu
Contratações do Manchester City
- Mateo Kovacic
- Jerémy Doku
- Josko Gvardiol
- Matheus Nunes