Imparável. Esse é o Chelsea durante as últimas semanas no mercado da bola europeu. Após bater a meta de vendas, o clube iniciou a busca por reforços de peso, anunciou Moisés Caicedo, se aproximou de Roméo Lavia e agora está perto de mais um nome de impacto.
A equipe deu um passo importante e está a poucos detalhes de assinar contrato com um dos maiores destaques emergentes da Premier League. O jogador foi bem na última temporada e também era desejado pelo Manchester City.
O Chelsea está perto de garantir a contratação do meia-atacante Michael Olise, de acordo com informações do jornalista Fabrizio Romano. Os Blues ativaram a cláusula de saída do jogador do Crystal Palace, avaliada em 35 milhões de libras (R$ 228 milhões). Os clubes chegaram a iniciar negociações, mas o time do Stamford Bridge optou por pagar a multa rescisória.
Agora, Chelsea e Palace irão se reunir para definir os detalhes finais. A transação está avançando para o último estágio e pode ser sacramentada ainda nos próximos dias. Entre os Blues e Olise, já está tudo certo desde o princípio. As tratativas começaram no fim de julho e foram evoluindo aos poucos, com o jogador sempre disposto a jogar no time de Pochettino.
O Manchester City sinalizou com interesse para tirar Olise do Palace, mas não avançou como o rival. Pep Guardiola identificou o jovem como um possível substituto para Ryiad Mahrez, que foi para o Al-Ahli. Atualmente, a bola da vez para a função é Jerémy Doku, do Rennes.
A trajetória de Michael Olise
Apesar de só ter jogado profissionalmente na Inglaterra e ter nascido no país, Olise atua pela seleção francesa de base. Ele é filho de pai nigeriano e mãe franco-argelina. Por tanto, pode escolher jogar por quatro seleções: Inglaterra, França, Nigéria e Argélia.
Em clubes, ele chegou a passar por Arsenal, Manchester City e até mesmo Chelsea nas categorias de base, mas não se firmou. O atleta de 21 anos deu seus primeiros passos no Reading, onde atuou com frequência e chamou a atenção do Crystal Palace. No time que tem John Textor como um dos acionistas, ele já realizou duas temporadas.
Na última Premier League, Olise se tornou protagonista do time, ajudou na permanência na elite e conquistou bons números.
- 37 jogos (31 como titular)
- 2 gols
- 11 assistências – 1º do time
- 71 chances criadas – 1º do time
- 1,8 dribles certos por jogo – 4º do time
O atleta é canhoto, mas atua preferencialmente pela meia-direita. Ele também pode jogar centralizado caso necessário. O jogador se destaca pela criatividade, qualidade no passe, drible e boa cobrança de falta.
Olise is replaced by JP 🔁
🟣 1-0 🦅#CPFC | #AVLCRY pic.twitter.com/RfWphpI13c
— Crystal Palace F.C. (@CPFC) March 4, 2023
Mais um jovem valor no Chelsea
Não é mais novidade que os Blues priorizam a contratação de jovens jogadores no mercado da bola europeu. Das sete contratações feitas na atual janela de transferências, cinco são atletas com menos de 23 anos. Os dois atletas que fogem à regra são Robert Sánchez e Christopher Nkunku, ambos com 25 anos.
Além desses reforços, o time garantiu outros atletas de pouca idade, como Alex Matos e Diego Moreira, encaminhados para o time B. De olho ainda mais no futuro, o Chelsea também já contratou Kendry Páez, prodígio equatoriano de apenas 16 anos.
Olise, além da qualidade dentro de campo, tem o perfil procurado pelo clube. Nessas contratações, os Blues optam por longos contratos, como foi no caso de Moisés Caicedo. O ex-volante do Brighton assinou vínculo até 2032 com a equipe londrina. Essa é uma maneira encontrada pela direção para driblar o fair play financeiro.
A média de idade do elenco do Chelsea atualmente é de apenas 23,3, a menor da atual Premier League.