Chelsea mira atacante avaliado em R$ 618 milhões que recusou Liverpool e foi comparado a Van Basten

5 minutos de leitura

Apesar de ter investido quase 500 milhões de euros na última janela de transferências, o Chelsea tem sofrido para engrenar na temporada. Muito dessa dificuldade se deve ao ataque pouco efetivo da equipe, que tem os contestados Nicolas Jackson e Armando Broja como principais responsáveis.

Os Blues ocupam a 10ª posição da Premier League, com 28 pontos. O time fez 34 gols, mas tem um índice de gols esperados em 41,96, o que mostra a baixa eficácia dos homens de frente.

Nesse cenário, o time treinador por Mauricio Pochettino já estuda outros movimentos no mercado e agora analisa contratar um jovem destaque do Brighton. Trata-se de Evan Ferguson, atacante de 19 anos e que vem encantando gigantes do futebol inglês.

O interesse do Chelsea por Evan Ferguson

Os Blues colocaram Evan Ferguson como um dos principais nomes para as próximas janelas de transferências, devido à carência no setor ofensivo. A informação é do jornal “Standard”. Apesar disso, o Brighton reluta e não planeja perder sua jovem estrela tão cedo. O atleta recentemente renovou contrato até 2029.

Evan Ferguson pelo Brighton

  • 53 jogos
  • 16 gols
  • 3 assistências
Evan Ferguson no Brighton (Foto: Icon Sport)

O Chelsea teria que investir muito dinheiro para contratar Evan Ferguson e sabe disso. Os Seagulls podem cobrar mais de 100 milhões de libras pelo jogador. A depender do valor exato, o irlandês poderia superar Moisés Caicedo como maior transferência interna da Premier League em todos os tempos.

O equatoriano custou 133 milhões de euros (cerca de R$ 719 milhões na atual da época) no meio de 2023, para trocar justamente o Brighton pelo gigante londrino. O time de Roberto De Zerbi não quer novamente ser alvo dos Blues no mercado, o que pode dificultar a negociação.

  1. Moisés Caicedo (Brighton para o Chelsea, por 133 milhões de euros)
  2. Declan Rice (West Ham para o Arsenal, por 122 milhões de euros)
  3. Jack Grealish (Aston Villa para o Manchester City, por 117 milhões de euros)
  4. Harry Maguire (Leicester para o Manchester United, por 87 milhões de euros)
  5. Romelu Lukaku (Everton para o Manchester United, por 84 milhões de euros)
O Chelsea tornou Moises Caicedo a contratação mais cara da história da Premier League (Foto: Site chelseafc.com)

Recusa ao Liverpool e comparação a Van Basten

Destaque desde as categorias de base, Evan Ferguson recusou o Liverpool ainda enquanto adolescente. Em entrevista ao The Athletic, aos 16 anos, em 2020, o centroavante revelou que chegou a visitar as estruturas dos Reds, mas optou por escolher se desenvolver pelo Brighton.

A altura de 1,88m e o faro de gol levou a comparações com Marco Van Basten, holandês que brilhou por Ajax e Milan e faturou três Bolas de Ouro ao longo da carreira.

— Ele era grande, rápido, com dois pés; seu alcance de passes para uma criança era incrível. Ele me lembrou Van Basten em termos de estilo, porque ele não era apenas uma máquina de marcar gols, mas taticamente maduro. Ele tinha tudo – contou Alan Mathews, técnico na Liga da Irlanda e amigo da família de Ferguson, ao Irish Mirror.

Histórico recente de transferências entre Chelsea e Brighton é movimentado

Nos últimos anos, o Chelsea transformou o Brighton em seu principal alvo no mercado da bola. E isso não se limita a contratações de jogadores. Os Blues buscaram profissionais fora das quatro linhas que se destacaram na equipe do sul do país. O bom trabalho feito pelo clube tem chamado a atenção dos gigantes ingleses.

  • Marc Cucurella (lateral-esquerdo, agosto de 2022)
  • Moisés Caicedo (volante, agosto de 2023)
  • Robert Sánchez (goleiro, agosto de 2023)
  • Graham Potter (técnico)
  • Ben Roberts (treinador de goleiros)
  • Paul Winstanley (diretor)
  • Kyle Macauly (olheiro)

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.