Chelsea se inspira em Sancho e Bellingham ao liberar promessa para o Borussia Dortmund

4 minutos de leitura

Depois de altos investimentos na primeira janela de transferências da temporada, o Chelsea adotou uma postura menos agressiva no mercado da bola. Enquanto não contrata, o time deve liberar jogadores pouco utilizados por Mauricio Pochettino, como uma grande promessa de malas prontas para o Borussia Dortmund.

Trata-se de Ian Maatsen, lateral-esquerdo de 21 anos. Depois de dias de negociações, as equipes chegaram a um acordo de empréstimo do jogador até o fim da temporada. Muitos torcedores dos Blues cobraram mais espaço para o holandês, mas o jovem não conseguiu superar a concorrência de Marc Cucurella e Ben Chilwell.

Por que o Chelsea emprestou Maatsen ao Borussia Dortmund?

A liberação do atleta causou certa estranheza, já que Chilwell sofre com muitas lesões e Cucurella não é unanimidade. Porém, não é recente o interesse do Chelsea de se desfazer de Maatsen. Em agosto, o time aceitou uma oferta do Burnley por empréstimo antes de uma troca permanente de 31 milhões libras (R$ 192,82 milhões), mas o jogador recusou.

Agora, o Chelsea enxergou uma oportunidade tão boa quanto, ou até melhor. O clube inglês irá receber uma taxa de 2 milhões de libras do Borussia Dortmund pelo empréstimo, mas a estratégia vai além disso. Segundo o “Telegraph”, os Blues entendem que o clube alemão pode ser o lugar perfeito para Maatsen se desenvolver e posteriormente ser vendido por um alto valor.

O Chelsea tem os exemplos positivos de Jude Bellingham e Jadon Sancho, que chegaram ao Dortmund por valores baixos, conseguiram se destacar e depois foram vendidos por grandes quantias.

Bellingham: contratado por 30 milhões de euros em 2020; vendido por 103 milhões de euros em 2023.

Sancho: contratado por 20 milhões de euros em 2017; vendido por 85 milhões de euros em 2021.

Por esse motivo, os Blues ampliaram o contrato de Maatsen antes de oficializar o empréstimo. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, o lateral renovou por mais duas temporadas e agora está ligado ao Chelsea até junho de 2027. Há uma cláusula de rescisão no novo vínculo que valerá a partir do verão de 2024.

Maatsen, joia do Chelsea (Foto: Icon sport)

A carreira de Ian Maatsen

  • Clubes: Chelsea, Coventry City, Charlton Athletic e Burnley
  • Títulos: Championship (2023)
  • Jogos: 135
  • Gols: 8
  • Assistências: 10

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.