Uma das negociações mais longas do mercado da bola teve seu final feliz. Na manhã desta segunda-feira (28), Barcelona e Manchester City chegaram a um acordo e definiram o futuro de uma estrela do futebol europeu.
Apesar de ter uma qualidade técnica indiscutível, o atleta estava fora dos planos de Pep Guardiola e foi negociado pelos azuis. Já o Barça, por sua vez, tinha desejo antigo pela contratação.
João Cancelo é o novo jogador do Barcelona. De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Fabrizio Romano, o clube culé chegou a um denominador comum com o Manchester City e fechou a sonhada contratação. Os clubes estão preparando a troca de documentos e a negociação pode ser oficializada em breve.
A transferência, porém, será por empréstimo. O Barcelona receberá a cessão Cancelo nesta temporada, com cláusula de opção de compra incluída no contrato. Os valores ainda não foram divulgados, mas esse modelo de negócio foi se deu pela situação financeira dos espanhóis. O vínculo do lateral português com o Manchester City vai até 2027.
João Cancelo to Barcelona, here we go! Manchester City and Barça are finally exchanging documents right now to get the deal signed today 🚨🔵🔴 #FCB
João, prepared to travel to Barcelona tonight.
Loan deal with buy option clause included.
…it was just matter of time. 🇵🇹 pic.twitter.com/86HuwlwxLd
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) August 28, 2023
Como João Cancelo pode ser útil ao Barcelona?
Apesar do sucesso em La Liga, com título antecipado e defesa sólida, a lateral-direita foi o grande tendão de Aquiles do Barcelona na última temporada. O técnico Xavi Hernández passou boa parte do trabalho sem um jogador de origem para a função, tendo que fazer incômodas improvisações. Jules Koundé, Ronald Araújo e Sergi Roberto foram os mais utilizados pela ala direita. O único especialista foi Bellerín, que saiu em janeiro após não se firmar.
Cancelo chega para ocupar a lacuna e ser o dono da função. O jogador tem qualidade técnica e ofensividade necessárias para se encaixar no estilo de jogo do Barça, além de ser um lateral construtor. O português ainda pode atuar como lateral-esquerdo, ocupando o espaço deixado por Jordi Alba, que deixou o time rumo ao Inter Miami.
Com Cancelo, Xavi ganha novas alternativas para escalar e montar o estilo de jogo blaugrana. Uma contratação que, apesar das incertezas, pode mudar o nível da equipe.
Desgaste com Guardiola tirou Cancelo do Manchester City
Até janeiro de 2022, João Cancelo era praticamente imprescindível no time azul. Por ele, diversas jogadas passavam até chegarem no sistema de ataque e serem transformadas em gols. O português era unanimidade. No entanto, teve conflitos com a maior das unanimidades no Etihad Stadium.
João Cancelo e Pep Guardiola tiveram várias discussões na metade da temporada passada. O clima que era bom, passou a ser péssimo, principalmente após o fim da Copa do Mundo de 2022. O lusitano não gostou de ser escalado como reserva em algumas partidas e partiu para uma queda de braço com o treinador. Claro, perdeu.
Cancelo deixou o City após boas temporadas. Ele rumou ao Bayern em uma transferência inesperada, também por empréstimo. Na Baviera, porém, não se firmou e não teve opção de compra executada.
Cancelo pelo City
- 151 jogos
- 9 gols
- 22 assistências
- 7 títulos
Ele retornou ao Manchester City no início de 2023/24 e, apesar de participar de alguns amistosos, seguiu fora dos planos de Guardiola. Cancelo agora espera retomar os velhos tempos vestindo a camisa do Barcelona.