A temporada de Arthur no Liverpool foi decepcionante, mas isso não o impede de seguir bem cotado no mercado da bola europeu. O brasileiro pertence à Juventus até julho de 2025 e não deve ser mais aproveitado pelo técnico Massimiliano Allegri. Em busca de novos ares, a Premier League pode ser o destino do ex-Grêmio.
São duas as possibilidades para Arthur no futebol inglês. Segundo o jornalista italiano Nico Shira, o Wolverhampton tem interesse concreto em contratar o volante brasileiro por empréstimo. O apreço dos Lobos se junta ao Aston Villa, que observou o jogador de 26 anos há algumas semanas.
O jornal espanhol “Mundo Deportivo” revelou que o jogo de Arthur encanta Julen Lopetegui, técnico do Wolverhampton. O ex-treinador do Real Madrid e da Espanha admira jogadores com bom passe, qualidade técnica e que tenham as características de controle de jogo.
A Juventus não irá dificultar a saída de Arthur e está disposta a emprestá-lo. O Wolverhampton precisa se acertar sobre valores com a Vecchia Signora, como divisão salarial e taxa de cessão. Na última temporada, o Liverpool pagou 4,5 milhões de euros (R$ 23 milhões) aos italianos pelo empréstimo do meio-campista.
Dupla de brasileiros meio-campo do Wolverhampton
Se acertar com o Wolves, Arthur poderá formar dupla de meio-campo com um brasileiro. Isso porque João Gomes, volante ex-Flamengo, defende o clube desde a última temporada. Além dele, Matheus Nunes, que também é brasileiro, mas se naturalizou português, compõe o meio-campo do time laranja.
O Wolverhampton tem uma legião portuguesa em seu elenco. Incluindo Matheus Nunes, são dez jogadores de nacionalidade lusitana no plantel da equipe. O atacante brasileiro Matheus Cunha também defende o time do Molieux Stadium, mas não teve uma boa primeira temporada.
Joao Gomes has been called up to the senior @CBF_Futebol men's team for the first time 🇧🇷
Congratulations, @GomesOficial08 🎉 pic.twitter.com/TLTVF1EdIb
— Wolves (@Wolves) March 3, 2023
A “decadência” de Arthur na Europa
Quando surgiu no Grêmio, Arthur era cotado como um dos meio-campistas mais promissores do futebol mundial. Não à toa, o jovem campeão da Libertadores foi vendido para o Barcelona e se tornou figura frequente nas convocações da seleção brasileira.
Contudo, após um início animador na equipe blaugrana, o jogador foi perdendo espaço até ir parar na Juventus, onde também não animou. Ele foi liberado para o Liverpool e lá viveu seu pior momento na carreira.
2018/19 – Barcelona
- 44 jogos, zero gols e duas assistências
2019/20 – Barcelona
- 28 jogos, quatro gols e quatro assistências
2020/21 – Juventus
- 32 jogos, um gol e zero assistências
2021/22 – Juventus
- 31 jogos. zero gols e uma assistência
2022/23 – Liverpool
- 1 jogo, o gols e zero assistências
Recentemente, em entrevista ao “Mundo Deportivo”, Arthur deixou seu futuro em aberto e indicou que terá de buscar um novo clube. O brasileiro quer analisar as possibilidades.
— Em princípio, voltarei a Turim, mas a janela de transferências é muito longa e não sabemos o que vai acontecer. Pode acontecer algo interessante para mim e para a Juventus. Tenho contrato e respeito, mas estamos vamos ver —, avaliou.