‘Sucessor de Busquets’: o plano do Barcelona para tirar Andrey Santos do Chelsea

1 minuto de leitura

Incertezas pairam sobre Andrey Santos. Após despontar pelo Vasco em 2022, pela Série B, o meio-campista foi vendido ao Chelsea antes mesmo de disputar um jogo de primeira divisão do futebol brasileiro. Após finalmente chegar ao Blues na última janela de transferências, o jovem teve grande utilização na pré-temporada do time inglês sob comando de Mauricio Pochettino.

O início no Chelsea, que parecia promissor, foi interrompido pelo grande número de contratações dos Blues para o setor de meio-campo. Desta forma, Andrey Santos acabou emprestado pelo Nottingham Forest com a prerrogativa de ganhar experiência na Premier League sob comando de Steve Cooper, um técnico com experiência em trabalho com jovens em categorias de base.

Até o momento, porém, Andrey Santos foi pouquíssimo utilizado por Steve Cooper no Forest. A pequena minutagem não tem agradado ao Chelsea, que estuda novos planos para o ex-Vasco na janela de janeiro, e abre margem para que outros clubes voltam a assediar o brasileiro no mercado.

Andrey Santos como “sucessor de Busquets” no Barcelona

De acordo com o jornal espanhol “Sport”, o Barcelona tem interesse em contratar Andrey Santos. O atual campeão espanhol identificaram o brasileiro com potencial para ser o sucessor de Sergio Busquets, com qualidade técnica para cair como uma luva no estilo de jogo do técnico Xavi Hernández. A “carta na manga” do clube catalão é seu diretor esportivo, Deco, que tem bom relacionamento com Giuliano Bertolucci, agente do jogador.

Na última janela de transferências, o Barcelona já havia mostrado interesse em Andrey Santos. Porém, o Chelsea avançou nas negociações e acabou fechando com o cria do Vasco.

Atualmente, o Barcelona conta com poucos jogadores no meio de campo, principalmente para fazer a função de um volante que propõe jogo. Frenkie De Jong e Fermín López, que possui grande qualidade técnica, não são exatamente jogadores de defesa e Oriol Romeu é o único homem que está mais próximo de jogar como Busquets. Assim, Andrey Santos poderia ser uma peça fundamental para o esquema de Xavi. O jovem brasileiro ainda poderia jogar com Raphinha, o que poderia beneficiá-lo em condições de convocação para a seleção brasileira.

João Vítor Castanheira
João Vítor Castanheira

Coordenador e editor-chefe da PL Brasil. Passou por Lance, Esporte News Mundo e Grupo Globo. Jornalista pela UFRJ, ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. Contra todo tipo de conservadorismo - inclusive o esportivo. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro-RJ, em São Paulo-SP.