Frank Lampard aceitou assumir o Chelsea de forma interina até o fim da temporada, mas o clube segue de olho no mercado para definir seu técnico para o próximo ano. A bola da vez agora é um técnico português em alta, que tem recebido contatos do clube londrino.
O Chelsea não quer tomar decisões precipitadas e repetir o erro da contratação de Graham Potter. Por isso, a diretoria tem realizado conversas e pesquisas sobre os candidatos. Nesse sentido, Rúben Amorim surgiu como possibilidade aos Blues. Segundo o jornal “The Guardian”, o português de 38 anos tem sido observado pelo time do Stamford Bridge, mas ainda não foi identificado como nome ideal.
Quem é Rúben Amorim?
Rúben Amorim é tido como um dos mais promissores técnicos do futebol europeu, e isso encanta o Chelsea. Ex-jogador do Benfica por nove anos, ele tem apenas cinco anos de carreira como treinador. Apesar do curto período na função, ele tem sido bastante elogiado no futebol português.
O grande feito do comandante foi quebrar o jejum de 19 sem títulos portugueses do Sporting, na temporada 2020/21. Os outros clubes do jovem treinador na carreira foram Braga e Casa Pia.
O Sporting de Amorim está apenas na quarta posição no Campeonato Português, mas vai bem na Europa League. Eliminou o Arsenal em pleno Emirates Stadium e garantiu vaga nas quartas de final. No primeiro duelo com a Juventus, teve atuação melhor que o time italiano, mas perdeu por 1 a 0 em Turim.
Leia mais:
Chelsea: os 3 goleiros consultados para substituir Kepa e Mendy
Atuações: Vinicius Junior brilha de novo e Real Madrid supera Chelsea na Champions; veja notas
Se o Chelsea optar por Rúben Amorim, não terá facilidade para tirá-lo do Sporting. O comandante tem contrato com o clube de Lisboa até 2026, e sua cláusula de rescisão é considerada alta. Também não existe confiança que Amorim escolha o Chelsea partir para o time inglês. O treinador teme que a escolha seja prejudicial para sua carreira, por conta do histórico recente do clube em queimar técnicos.
Além do lusitano, a equipe inglesa já realizou contatos por Luis Enrique e Julian Nagelsman, que estão livres no mercado. A dupla surge à frente na corrida pela vaga no time de Todd Boehly, por possuírem currículos mais recheados.
Chelsea em apuros
A situação esportiva dos Blues também pode pesar na contratação do futuro técnico. O time dificilmente disputará a próxima Champions League e, com isso, pode perder prestígio com os candidatos.
Atualmente, o clube ocupa o meio de tabela da Premier League, e tem chances remotas de se classificar. Além disso, perdeu a primeira partida das quartas de final do torneio europeu para o Real Madrid, e tem grandes chances de ser eliminado.