Vira a casaca? Peça-chave para retomada do Barcelona pode acabar em rival após ‘não’ à Premier League

5 minutos de leitura

O Barcelona foi ativo no mercado de transferências e conseguiu adequar sua folha salarial com os novos reforços dentro do permitido no fair play financeiro de LaLiga – algo que gerava grande preocupação no clube.

Isso foi possível por conta de grande esforço da cúpula culé, em um processo que teve como peça fundamental um dos antigos diretores do clube: Mateu Alemany. O espanhol deixou o cargo para a entrada do ex-jogador Deco nesta temporada e, agora, pode ir para um rival do Barça: o Atlético de Madrid.

Ex-Barcelona indo para o Atlético?

Segundo a informação deste sábado do jornal espanhol “Relevo”, o Atlético entrou em contato com o profissional para oferecer um lugar na estrutura reduzida do clube.

Para o ex-dirigente do Barcelona, essa é uma opção que lhe agrada por ser segura e conhecida, mas ele não quer tomar uma decisão precipitada. Ele avalia positivamente a abordagem e está considerando a proposta, ainda segundo o Relevo.

Alemany (esq.) em premiação da Bola de Ouro de 2021, em que Pedri foi eleito Golden Boy (Foto: Icon Sport)

O contato dos colchoneros com Alemany ocorreu após a dolorosa derrota por 3 a 0 em Mestalla contra o Valencia. Existem vários fatores que poderiam inclinar a balança a favor do clube madrilenho.

Um dos principais motivos é a boa relação que ele tem com LaLiga e o seu conhecimento sobre a estrutura do fair play financeiro da competição, tido como um de seus pontos fortes. Além de ser uma cidade “favorável” para manter a família.

A disputa por Alemany

Por outro lado, a proposta do Atlético de Madrid não é a única que ele tem na mesa. Times como o Paris Saint-Germain e o Tottenham também o sondaram, mas hoje ainda não são opções 100% concretas.

Tanto a equipe parisiense quanto a londrina superariam a proposta econômica dos madrilenhos. Antes mesmo do final da temporada passada, Alemany também esteve praticamente fechado com o Aston Villa, mas mudou de ideia.

barcelona alemany
Alemany (dir.) durante apresentação de Gündogan (Foto: Icon Sport)

Na época, o dirigente teve uma “oferta boa demais para recusar” no clube da Premier League, mas acabou seguindo no Barcelona e preparando o terreno para a chegada de Deco.

Alemany chegou ao clube catalão em 2021 depois de boa passagem no Valencia, de 2017 a 2019, que culminou no título da Copa do Rei em seu último ano – justamente contra o Barça.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]