Um dos motivos para a recente queda de rendimento do Arsenal na Premier League é a ausência do zagueiro William Saliba, lesionado. Os Gunners acumulam uma sequência com resultados ruins e muitos gols sofridos. Por isso, o clube londrino já trabalha para reforçar a zaga na próxima temporada, e tem definido quem pode ser o primeiro alvo.
O nome que corre nos bastidores do Emirates Stadium é o de Marc Guéhi, do Crystal Palace. De acordo o “Daily Mail”, o defensor de 22 anos entrou na linha de observação do Arsenal, e é o atleta da posição que mais tem seduzido o técnico Mikel Arteta. O clube entende que não pode ficar a mercê da presença ou não de um jogador de titular na próxima temporada, como foi o caso da queda de rendimento atual após a saída de Saliba.
O Arsenal ainda não sabe quanto teria de desembolsar para tirar Guéhi do Selhurst Park. A equipe controlada por John Textor se notabilizou nos últimos anos por ser um vendedor complicado, como no caso de Wilfried Zaha, que recebeu inúmeras propostas e seguiu no clube. O Crystal Palace comprou Marc Guéhi do Chelsea por 18 milhões de libras (cerca de R$ 121 milhões), em 2018.
A contratação seria, incialmente, para composição do elenco. No entanto, o jogador pode acabar desbancando Gabriel Magalhães e formando dupla titular com Saliba. Apesar de dentro, Guéhi tem atuado majoritariamente pela esquerda no Crystal Palace, o que possibilitaria sua parceria com o francês.
Quem é Marc Guéhi?
Nascido na Costa do Marfim, o zagueiro chegou à Inglaterra com apenas um ano de idade. Com a bola no pé, fez sua categoria de base no Chelsea, mas pouco foi oportunizado na equipe azul, mesmo sendo titular e campeão do Mundial Sub-17 de 2017 com o English Team. O pouco espaço no gigante londrino fez Guéhi buscar oportunidades em outros ares.
No Swansea, o defensor recebeu a sequência que tanto precisava e se destacou na Championship. O bom desempenho chamou a atenção do Crystal Palace, que o tirou do Chelsea. Marc Guéhi se tornou um pilar das águias de Londres desde que chegou. As boas atuações pelo time azul e vermelho o fizeram, inclusive, a ser convocado para a seleção inglesa adulta.
Guéhi na Premier League 2022/23
- 33 jogos (todos como titular)
- 1 gol
- 8 cartões amarelos
- 209 interceptações
- 475 (63.6%) duelos ganhos
- 114 (58.8%) duelos aéreos ganhos
- 1744 (88.9%) passes certos
Arsenal com defesa vulnerável
Saliba se lesionou nas costas em março, contra o Sporting, pela Europa League. Desde a contusão do defensor, o Arsenal viu seu desempenho despencar defensivamente. Com Rob Holding como novo companheiro, a Gabriel Magalhães não manteve a qualidade de outras rodadas. O goleiro Aaron Ramsdale também deixou de ser uma rocha de segurança e acumulou falhas. A decadência dos Gunners sem o zagueiro francês são ilustradas pelos números.
Arsenal na Premier League 2022/23 com Saliba
- 27 jogos
- 21 vitórias
- 3 empates
- 3 derrotas
- 25 gols sofridos – média de 0.9 por jogo
- 81% de aproveitamento
Arsenal na Premier League 2022/23 sem Saliba
- 6 jogos
- 2 vitórias
- 3 empates
- 1 derrotas
- 15 gols sofridos – média de 2.5 por jogo
- 50% de aproveitamento
O clube do Emirates tem a expectativa de que Saliba retorne a jogar ainda nessa temporada. Vice-líder com 75 pontos, o Arsenal enfrenta Chelsea, Newcastle, Brighton, Nottingham Forest e Wolverhampton até o fim da Premier League.