Klopp é o sonho, mas… Alemanha demite técnico e antigo alvo de Chelsea e Tottenham é o favorito

5 minutos de leitura

Depois de ser eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo de 2022 com derrota para o Japão, a seleção da Alemanha voltou a enfrentar os asiáticos em amistoso no sábado (9) e tiveram uma derrota ainda maior: 4 a 1.

O técnico Hansi Flick manteve o discurso de que era o nome certo para seguir o projeto após o jogo, mas foi demitido da seleção alemã, segundo o jornalista Christian Falk. Nomes ligados à Premier League, principalmente o de Jürgen Klopp, vieram à tona com a decisão.

Klopp pode sair do Liverpool?

Antes mesmo da chegada de Flick, que foi campeão da Bundesliga e da Champions League com o Bayern de Munique, a federação alemã já tinha interesse em levar Klopp para a seleção.

Liverpool
Foto: Icon Sport

O técnico dos Reds, no entanto, nunca deu sinal positivo. Segundo o jornal BILD, Klopp sempre foi um sonho da federação e ainda seria o alvo ideal para comandar o time tetracampeão mundial na Euro de 2024.

O ex-treinador do Borussia Dortmund, no entanto, tem contrato até 2026 no Liverpool e não deve sair depois de ter começado a disputa de mais uma temporada na Premier League.

O favorito para a Alemanha

Segundo Falk, o nome mais cotado para substituir Flick é o de Julian Nagelsmann. Coincidentemente, ele foi o sucessor do então técnico da seleção no Bayern de Munique, mas foi demitido no final da temporada passada.

Foto: Icon Sport

Nagelsmann completou 36 anos recentemente e está livre no mercado desde que deixou os campeões da Bundesliga. Ele havia sido forte alvo de dois clubes da Premier League na temporada passada: Chelsea e Tottenham.

Nos Spurs, ele era o nome para substituir Antonio Conte, mas não aceitaria chegar com a temporada em curso. Eles então terminaram a campanha com Ryan Mason como interino e contrataram Ange Postecoglou, ex-Celtic.

Os Blues passaram por ainda mais turbulência no fim da temporada, encerrada sob o comando de Lampard como “tapa buraco”. Nagelsmann não chegou a um acordo e Mauricio Pochettino assume a equipe atualmente.

Posicionamento da Federação Alemã

No anúncio oficial da demissão de Flick, o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Bernd Neuendorf, fez um comunicado:

Os comitês concordaram que a seleção nacional masculina sênior precisa de um novo impulso após os recentes resultados decepcionantes. Precisamos de um espírito de otimismo e confiança com vistas ao Campeonato Europeu em nosso próprio país.

Para mim pessoalmente, é uma das decisões mais difíceis durante o meu mandato até agora, porque valorizo Hansi Flick e seus co-treinadores como especialistas em futebol e como pessoas. No entanto, o sucesso esportivo tem prioridade máxima para a DFB. Portanto, a decisão era inevitável.

Os assistentes de Flick, Marcus Sorg e Danny Rohl, também foram dispensados de suas funções com efeito imediato. Rudi Völler, Hannes Wolf e Sandro Wagner assumirão o comando da seleção para o jogo contra a França em Dortmund na terça-feira.

Flick (esq.) será substituído por Völler (dir.) – Icon Sport.

Flick foi nomeado treinador da Alemanha em agosto de 2021, substituindo Joachim Löw após a Eurocopa de 2021, quando foram eliminados pela Inglaterra. Ele havia desfrutado de um período de grande sucesso no Bayern, onde conquistou a tríplice coroa na temporada 2019/20.

No entanto, a posição do treinador de 58 anos foi questionada após uma sequência ruim que vem antes da Copa do Mundo do ano passado. A Alemanha venceu apenas quatro de seus últimos 16 jogos, uma sequência que incluiu a eliminação na fase de grupos no Catar.

Em 2022, foi a segunda Copa consecutiva em que foram eliminados antes do mata-mata. Eles também sofreram 11 gols em seus últimos cinco jogos, deixando a equipe em crise menos de um ano antes de sediarem a Eurocopa.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]