Ranking: os 10 melhores volantes da Premier League

Eleitos os 10 melhores volantes da Premier League da temporada 2018-19

O site de estatísticas Squawka listou os 10 melhores volantes da Premier League desta temporada. Afinal, será que mandaram bem nesta lista? Então confere aí e mande seu comentário.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • Esquadrões Imortais – Arsenal 2003/2004

Leia mais

ENTREVISTA EXCLUSIVA com Richarlison: a história e os sonhos da nova estrela brasileira na Premier League

Ranking: os 10 melhores volantes da Premier League

O meio-campo defensivo é uma das mais importantes posições no campo, mas também é uma das mais confusas.

Afinal, o que é um meio-campista defensivo? Literalmente é o meio de campo mais defensivo no gramado, óbvio, mas por um longo período virou sinônimo de primeiro homem de meio (regista). Dessa forma, é o cara da base do centro de campo, incumbido de “varrer” a frente da área.

A história é cheia daqueles que jogaram mais atrás, mas eram algo como os meio-campistas mais defensivos. Nos tempos modernos, Andrea Pirlo, Xabi Alonso e Sergio Busquets mostraram que às vezes o cabeça de área pode ser, frequentemente, o mais criativo na equipe.

Mais recentemente, Jorginho chegou à Premier League e é um passador maníaco cujos instintos defensivos não são os mais afiados. Ainda sim ele é definitivamente o meio-campista mais recuado no Chelsea. Então, uma nova definição é necessária, ou talvez uma antiga.

Nós demos uma olhada e fizemos uma lista dos 10 melhores meio-campistas defensivos da Premier League desta temporada, e por meio-campista defensivo nós literalmente falamos do meia mais defensivo no campo; aquele que é o maior responsável pela organização defensiva do centro do gramado (o que exclui o híbrido volante/zagueiro como Eric Dier).

  1. Luka Milivojevic (Crystal Palace)

Milivojevic é sólido como uma rocha; sua habilidade em segurar o meio de campo com consistência inflexível permite que os talentos mais extravagantes do Palace floresçam.

Não há nenhuma área onde Milivojevic se sobressaia porque ele pode funcionar por todo campo, sendo qualquer tipo de defensor que o time precisa que seja.

Estatísticas defensivas: 85 botes bem sucedidos; 71 interceptações; 74 bolas afastadas; 274 recuperações de posse

  1. Dale Stephens (Brighton)

A performance e qualidade surpreendente do Brighton na temporada passada se deve muito a natureza combativa do jogo de Dale Stephens em segurar o meio de campo.

O inglês está com os Seagulls há quatro anos e seus botes são um ajustador de tom inestimável.

Estatísticas Defensivas: 104 botes bem sucedidos; 63 interceptações; 67 bolas afastadas; 15 chutes bloqueados; 293 recuperações de posse

  1. Nemanja Matic (Manchester United)

(Photo by Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images)

José Mourinho realmente queria Nemanja Matic no Manchester United, e por um ponto de observação puramente defensivo você pode ver o motivo. O sérvio é soberbo na recuperação de bola e na blindagem de sua defesa.

Menos impressionante são seus passes, frequentemente lentos e ponderados.

Estatísticas defensivas: 70 botes bem sucedidos; 64 interceptações; 56 bolas afastadas; 12 chutes bloqueados; 317 recuperações de posse

  1. Abdoulaye Doucouré (Watford)

Doucouré joga num meio-campo bem ofensivo do Watford, mas ele é ostensivamente o meio-campista mais defensivo deles.

Ele pode ganhar a posse de diversas maneiras (ninguém na lista tem mais recuperações) em diversos locais do campo graças à sua inteligência tática.

Estatísticas Defensivas: 79 botes bem sucedidos; 54 interceptações; 55 bolas afastadas; 9 chutes bloqueados; 345 recuperações de posse

  1. Lucas Torreira (Arsenal)

Torreira

O pequeno feroz uruguaio do Arsenal certamente se tornará um dos melhores volantes na liga uma vez totalmente adaptado, mas até lá temos que considerar seus números na Serie A.

Botes, interceptações, bloqueios… certamente, ele pegará a bola de volta para você num segundo.

Estatísticas defensivas: 101 botes bem sucedidos; 72 interceptações; 31 bolas afastadas; 17 chutes bloqueados

Elegemos os uniformes mais bonitos da era Premier League

5. Idrissa Gueye (Everton)

Getty Images

Idrissa Gueye não é tão renomado quanto alguns volantes, mas em termos de pura efetividade, é um dos melhores. Ele não chama muita atenção, porém segue em frente quando se trata em defender.

Anteriormente, o Everton não era capaz de explorar isto e ele foi matéria de infinitas “ondas de pressão”, só que agora os Toffees tem um ataque funcional e a verdadeira qualidade de Gueye pode se tornar clara.

Estatísticas defensivas: 117 botes bem sucedidos; 62 interceptações; 42 bolas afastadas; 9 chutes bloqueados; 287 recuperações de posse

4. Fabinho (Liverpool)

melhores volantes

Fabinho ainda tem que achar seu nicho no Liverpool enquanto Jurgen Klopp continua a rejeitar a ideia de jogar com um meio-campista mais defensivo, mas as habilidades defensivas de Fabinho não podem ser questionadas.

Eixo central do incrível triunfo do Monaco na Ligue 1 em 2017, o volante mais caro do mundo transborda qualidade.

Estatísticas defensivas: 114 botes bem sucedidos; 43 interceptações; 58 bolas afastadas; 13 chutes bloqueados

3. Wilfred Ndidi (Leicester)

Ndidi
(Crédito: Getty Images)

Quando o Leicester perdeu N'Golo Kanté qualquer um seria perdoado ao assumir a sentença dos Foxes, entretanto eles contrataram Wilfred Ndidi e não perderam tanto assim.

Ndidi não é tão dominante quanto Kanté na roubada de bola, mas é um ladrão de bolas fenomenal e se sobressai em afastar a pelota também. É certamente um dos melhores volantes do futebol inglês.

Estatísticas defensivas: 138 botes bem sucedidos; 51 interceptações; 95 bolas afastadas; 10 chutes bloqueados; 296 recuperações de posse

2. Fernandinho (Manchester City)

brasileiros na Premier League

Às vezes os times praticam um estilo de jogo onde se defendem com a bola. Para este fim, o volante vencedor do título com o Manchester City não tem os números gritantes dos outros aqui, mas ainda é um grande motivo do porquê o City ter vencido a liga.

A habilidade de Fernandinho com a bola em seus pés é o mais importante, porém não devemos desconsiderar seus atributos defensivos. Uma presença necessária.

Estatísticas defensivas: 138 botes bem sucedidos; 51 interceptações; 95 bolas afastadas; 10 chutes bloqueados; 296 recuperações de posse

  1. N'Golo Kanté (Chelsea)

Kanté Chelsea

Mesmo em sua nova função de box-to-box, N'Golo Kanté sempre será o homem que o Chelsea procurará quando se tratar da defesa de seu meio (mesmo se Jorginho atuar na base do meio de campo e orquestrar o show).

Kanté é uma lenda da Premier League, vencendo o título em duas das três temporadas na Inglaterra graças, majoritariamente, a sua habilidade absurda em roubar e interceptar as jogadas assim como usar sua velocidade como uma arma defensiva para recuperar a bola com uma assustadora regularidade.

Estatísticas defensivas: 113 botes bem sucedidos; 85 interceptações; 26 bolas afastadas; 4 chutes bloqueados; 312 recuperações de posse