A Premier League teve uma janela de transferências movimentada no início da nova temporada. Foram 2,3 bilhões de euros gastos com reforços e uma média de 116 milhões investidos por cada clube.
Chelsea e Brighton foram os times que mais gastaram com contratações: mais de 230 milhões de euros cada. O Manchester City, por sua vez, foi quem mais ganhou com vendas, com 116 milhões de euros arrecadados.
Diante do fim da janela, a PL Brasil listou os 10 melhores reforços dos times da Premier League.
As melhores contratações da Premier League na última janela
O ranking não obedece uma ordem de qualidade — ou seja, o primeiro listado não necessariamente foi uma contratação melhor do que o décima. Mas ainda assim, leva em consideração critérios como:
- O preço pago pelo atleta
- O encaixe do atleta no modelo de jogo do novo time
- A necessidade do clube em contar com aquele tipo de atleta
- Quanto o jogador pode impactar na sua nova equipe
Ilkay Gündogan – Manchester City
O meia é ídolo do clube e, depois de um ano no Barcelona, onde passou por desentendimentos no elenco, volta para onde sempre foi bem. E o melhor: sem custos.
Gündogan encontra o mesmo treinador, comissão, praticamente o mesmo elenco e não teve uma queda de desempenho suficientemente relevante para que não seja um dos pilares do Manchester City novamente. Foi, tranquilamente, uma das melhores negociações da janela em todo o mundo.
Riccardo Calafiori – Arsenal
Calafiori vem de três vendas crescentes em três temporadas seguidas na carreira com apenas 22 anos. Um dos principais zagueiros do Campeonato Italiano que, na verdade, era lateral há pouco tempo.
O Arsenal contratou um jovem muito promissor, que já é titular da seleção italiana, tem desempenho em alto nível, em um modelo de jogo com domínio de posse de bola e pressão assim como o de Arteta. Nos moldes atuais do mercado, os 45 milhões de euros não saíram caro.
Federico Chiesa – Liverpool
Os Reds conseguiram uma barganha ao pagar apenas 12 milhões de euros pelo atacante. Campeão da Eurocopa e destaque do torneio com a Itália em 2021, Chiesa ainda tem muito o que mostrar.
Ele fará 27 anos em outubro, mas, se conseguir se manter longe das lesões, é um atacante que casa perfeitamente com o Liverpool — intenso, veloz, “raçudo”, excelente em situações de um contra um e contra-ataques. Não é uma certeza de sucesso pelo histórico pesado de lesões, mas não deixa de ter sido ótimo negócio.
Savinho – Manchester City
O City pagou apenas 25 milhões de euros em uma das revelações da última temporada, o que por si só já é um bom negócio. Levando em consideração que Savinho participou de 21 gols em 41 jogos, ele mostra como desempenhou bem.
E melhor ainda: o brasileiro parece não ter sentido o salto para a Premier League. Já tem duas assistências em duas rodadas e mostra como encaixa perfeitamente no modelo de Pep Guardiola como o ponta habilidoso necessário para o time.
James Ward-Prowse – Nottingham Forest
Uma transferência que passou desapercebida na janela, mas Ward-Prowse é um sólido meia de Premier League há pelo menos cinco anos e com diversas convocações para a concorrida seleção inglesa.
Sem espaço no West Ham, foi emprestado ao Nottingham Forest, que ganha muito com um meia dinâmico, ótimo finalizador, criador e com boa chegada à área sem pagar por isso.
Niclas Füllkrug – West Ham
O alemão é um dos clássicos casos de jogadores que se destacam depois de muitos anos, e roubou a cena na Alemanha depois de se tornar um goleador na segunda divisão e na Bundesliga por diferentes equipes.
Artilheiro do Borussia Dortmund que foi à final da Champions e titular da seleção alemã, Füllkrug resolve os problemas de poder de fogo do West Ham e é o atacante nato que o clube precisava. No entanto, sua lesão na última Data Fifa pode fazê-lo perder muito tempo da temporada.
Jean-Clair Todibo – West Ham
Os Hammers fizeram outro ótimo negócio contratando Todibo por empréstimo com opção de compra, que pode fazer o valor chegar a quase 40 milhões de euros. Ainda não deve ser caro, se ele mantiver o nível dos últimos anos.
Em clara ascensão, o zagueiro francês era disputado por Manchester United e outros gigantes e se tornou uma força no Nice. Rápido, forte e versátil, tem tudo para ser um ótimo encaixe na equipe.
Joshua Zirkzee – Manchester United
Outro jogador que explodiu com o sucesso do Bologna de Thiago Motta, Zirkzee é um centroavante versátil, criador, driblador e forte que pode resolver os problemas do United.
Apesar do cenário caótico dos Red Devils, é um jogador excelente, de apenas 23 anos e que custou pouco para o que o mercado poderia o avaliar: “apenas” 42,5 milhões de euros.
Mats Wieffer – Brighton
Um dos destaques do Feyenoord de Arne Slot nos últimos anos, o volante holandês é o substituto de Pascal Gross no Brighton e pode encaixar como uma luva no time de Fabian Hurzeler.
Um volante de 24 anos, alto, intenso e com bom trato com a bola, custou 32 milhões aos Seagulls, Wieffer já deu uma assistência no seu primeiro jogo da Premier League.
Aaron Ramsdale – Southampton
Um goleiro de 26 anos, de nível de seleção, que era titular no Arsenal há pouco tempo e um dos principais jogadores da sua posição no país “caiu de paraquedas” no Southampton por 21 milhões de euros.
Claro que em um momento menos notável da carreira, mas Ramsdale, apesar da queda recente, ainda pode se destacar e ajudar o Southampton, como fez no Sheffield antes de ser contratado pelos Gunners.