Os 5 melhores goleiros da década da Premier League

Saiba quais goleiros que mais se destacaram no último decênio na elite do futebol inglês

0
618
Os 5 melhores goleiros da década da Premier League
Ben Stansall/AFP

A década acabou em 2019? Ou acabará em 2020? Deixando essa discussão como secundária, a PL Brasil preparou uma série especial. Nela, escolhemos os cinco melhores jogadores por posição do último decênio da Premier League. Hoje, enumeramos os melhores goleiros da década. Acompanhe a série.

Os 5 melhores goleiros da década da Premier League 

Siga a PL Brasil no Youtube
  • Os maiores goleiros da história da Premier League

Cenário extremamente atrativo para diversos atletas do mundo todo, a Premier League recebeu diversos grandes goleiros que se destacaram ao longo da última década. A PL Brasil listou os melhores no período.

Petr Čech

O goleiro com o maior número de clean sheets na história da liga não poderia estar ausente da lista. O recém-aposentado Petr Čech foi um dos goleiros mais consolidados na década na Premier League, sobretudo com a camisa do Chelsea. Contratado por sete milhões de libras junto ao Rennes, em 2004/2005, logo se fixou como titular absoluto da equipe londrina.

Clive Mason/Getty Images

Com quatro títulos nacionais conquistados e quatro Golden Gloves (Luvas de Ouro), teve 202 clean sheets na Premier League em sua carreira. Além disso, foi o arqueiro com maior número de clean sheets em uma única temporada (24 em 2004/2005). Foi o único a conquistar o prêmio de Golden Glove por dois clubes diferentes, Chelsea e Arsenal.

Leia mais: Os 5 goleiros que já balançaram a rede na Premier League

David De Gea

O arqueiro espanhol assinou com os Red Devils com a difícil missão de suceder Edwin van der Sar. Contratado em 2011 junto ao Atlético de Madrid, pela quantia aproximada de 19 milhões de libras, chegou com muita expectativa. Porém, não convenceu completamente em sua primeira temporada, sendo criticado por falhas em lances de bola aérea.

Porém, Sir Alex Ferguson confiou no jovem espanhol, que se tornaria figura chave na conquista da Premier League em 2012/2013. Em cinco ocasiões (2012/2013, 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018), foi eleito melhor goleiro da Premier League pela PFA (Professional Footballers Association).

Conquistou também a Golden Glove na temporada 2017/2018, com 18 clean sheets em 37 partidas disputadas na Liga. Recentemente assinou um novo contrato com o Manchester United, que vai até 2023, sendo atualmente o goleiro mais bem pago no futebol mundial.

Clive Mason/Getty Images Sport

Joe Hart

Se atualmente Joe Hart é apenas o reserva de Nick Pope no Burnley, há algumas temporadas atrás era peça fundamental nas conquistas do Manchester City. Nos Citizens, se destacou por suas grandes defesas e por seu espírito do liderança.

Foram dois títulos de Premier League, além de quatro Golden Gloves conquistadas, mesmo número de Petr Čech. Além disso, Hart foi durante muitos anos titular incontestável da seleção da Inglaterra.

Stu Forster/Getty Images Sport

Entretanto, com as boas performances de rivais diretos, como Pickford, Pope e Heaton, além de ser atualmente a segunda opção de Sean Dyche nos Clarets, Hart não vem mais sendo convocado.

Veja mais: Quiz: acerte os goleiros da Premier League que ganharam o prêmio Luva de Ouro

Kasper Schmeichel

Se o seu pai, Peter Schmeichel, foi um dos melhores goleiros da história da Premier League, Kasper Schmeichel também merece seus créditos por temporadas excelentes com a camisa do Leicester City, sobretudo na temporada 2015/2016, na qual os Foxes se sagraram campeões nacionais.

Com 15 clean sheets na temporada do título de sua equipe, ele ficou apenas a um de se igualar ao ganhador do troféu, Petr Čech. Na temporada seguinte, disputando sua primeira Champions League, foi essencial na campanha na qual o Leicester chegou às quartas de final da competição, tendo participação decisiva no jogo das oitavas contra o Sevilla, defendendo duas penalidades (uma na ida e outra na volta). O goleiro também foi destaque da seleção dinamarquesa na última Copa do Mundo.

Michael Regan/Getty Images Sport

Hugo Lloris

Apesar de ser o único da lista sem conquistas por seu clube, Lloris é o único dos nomes citados que conquistou a Copa do Mundo, sendo o capitão da seleção francesa bicampeã na Rússia em 2018. Apesar da falha na final no gol de Mandzukic, foi figura essencial no título francês.

James Chance/Getty Images Sport

No Tottenham, Lloris chegou em 2012/2013 para substituir o veterano Brad Friedel e logo se firmou como o dono da posição. Posteriormente foi eleito o capitão dos Spurs. Foi um dos grandes nomes da equipe que chegou na final da última Champions League, na qual a equipe londrina foi derrotada pelo Liverpool na final.

Leia mais: Top 10 melhores goleiros da era Premier League

Não há posts para exibir