Brasileiro e atual capitão: As 8 melhores contratações do Manchester United pós-Alex Ferguson

6 minutos de leitura

O Manchester United nunca mais foi o mesmo desde a aposentadoria de Sir Alex Ferguson, em 2013. De lá para cá, foram poucos momentos de alegria dos Red Devils, muitas decepções e poucos novos títulos na galera. Apesar disso, alguns nomes conseguiram se destacar pelo clube em meio à má fase.

Foram 55 jogadores contratados após a saída de Ferguson. O Manchester United torrou cerca de 1,8 bilhão de euros (R$ 9,5 bilhões) no mercado da bola. O torcedor, porém, pode contar nos dedos quem de fato deu certo. A PL Brasil listou os 8 melhores negócios feitos pelo clube sem seu lendário treinador.

As 8 melhores contratações do Manchester United desde a aposentadoria de Alex Ferguson

8- Diogo Dalot (2018/19)

Diogo Dalot passa longe de ser um dos melhores jogadores da história do Manchester United, mas conseguiu se firmar como peça regular da equipe nos últimos anos. O português desembarcou em Old Trafford aos 19 anos, com a expectativas de que se tornasse em pouco tempo um dos principais laterais do mundo na posição.

Isso não aconteceu, mas os 21 milhões de euros investidos pelo time na contratação são justificados pela presença maciça do atleta nas escalações do time. Ele tem 140 jogos, cinco gols e nove assistências pelo clube.

7- Casemiro (2022/23)

O brasileiro teve dificuldades na primeira metade de 2023/24, mas viveu uma primeira temporada incrível pelo Manchester United. Casemiro rendeu um retorno imediato ao time, com gols, grandes atuações, liderança no projeto e até título da Copa da Liga Inglesa.

O preço, de fato, foi salgado. O United precisou pagar 70 milhões de euros para tirá-lo do Real Madrid. O volante tem bons números com a camisa do maior campeão inglês: 68 jogos, 11 gols e oito assistências. A trajetória ainda não acabou e Casemiro tem possibilidade de voltar aos melhores momentos pelo time.

Casemiro pelo Manchester United (Foto: Icon sport)
Casemiro pelo Manchester United (Foto: Icon sport)

6- Ander Herrera (2014/15)

Chegou despercebido na segunda temporada sem Ferguson em meio às estrelas Ángel Di María e Falcao García. Aos poucos, ganhou seu espaço e foi figura quase certa nos jogos do Manchester United praticamente até deixar o clube, em 2019/19.

Ander Herrera custou 36 milhões de euros ao gigante inglês e esteve presente em três dos principais títulos do time desde a saída de Ferguson: Copa da Inglaterra, Europa League e Copa da Liga Inglesa. Ele deixou o clube com 189 jogos, 20 gols e 27 assistências.

5- Anthony Martial (2015/16)

Como Martial pode aparecer numa lista de melhores contratações se é considerado por muitos um flop do Manchester United? Acontece é que a passagem do francês por Old Trafford envelheceu mal, mas teve momentos brilhantes. Principalmente na primeira temporada, o atacante brilhou e foi o melhor jogador do time.

Faltou às partes saber a hora certa de botar ponto final. Martial fez 317 jogos e 90 gols pelo United. Em algum momento, o torcedor dos Red Devils foi feliz com o jogador.

Manchester United
Martial pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

4- Juan Mata (2013/14)

O espanhol foi contratado por David Moyes em um momento de desespero do Manchester United no meio da primeira temporada sem Alex Ferguson. Juan Mata nunca jogou em Old Trafford o mesmo que fez no Chelsea, mas construiu uma relação bacana com o torcedor e com o clube.

Mata custou 44 milhões de euros e ficou por quase 10 anos no Manchester United. A passagem foi finalizada com 285 jogos, 51 gols, 47 assistências e três títulos.

3- Zlatan Ibrahimovic (2016/17)

Ter Zlatan Ibrahimovic de graça? O Manchester United conseguiu esse feito ao contratá-lo em 2016, após o fim do contrato com o PSG. O sueco teve uma grande primeira temporada pelo clube e marcou 28 gols em 47 jogos, além de ter colaborado com as conquistas da Europa League e da Copa da Liga Inglesa.

Ibrahimovic Manchester United
Ibrahimovic no Manchester United (Foto – Icon Sport)

2- Luke Shaw (2014/15)

Luke Shaw é o jogador do atual elenco do Manchester United com mais tempo de casa. Apesar de ter vivido altos e baixos no clube, o lateral inglês se firmou como dono da ala esquerda. Foi uma contratação certeira dos Red Devils que garantiu o preenchimento da posição por longos anos.

Hoje, o jogador tem 28 anos e já entrou em campo 275 vezes pelo clube. Sua sequência em campo muitas vezes foi atrapalhada por conta de lesões.

Salah e Shaw disputam bola durante Liverpool x Manchester United - Foto: Icon sport
Salah e Shaw disputam bola durante Liverpool x United (Foto: Icon sport)

1- Bruno Fernandes (2019/20)

É difícil achar unanimidades no Manchester United no período sem Alex Ferguson. Essa pessoa é Bruno Fernandes. O português chegou ao clube na janela do meio da temporada 2019/20 e teve um encaixe imediato no time. O lusitano parece ter nascido para jogar em Old Trafford e atualmente é capitão da equipe.

Nos piores momentos, Bruno Fernandes é sempre um dos que salva. Nos bons, ele brilha. Os Red Devils investiram 63 milhões de euros para contratar o jogador, que já marcou 71 gols e deu 61 assistências em 218 jogos.

Manchester United
Bruno Fernandes pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.