Os melhores canais no YouTube sobre Premier League

Tem conteúdo sobre torcedor, análise tática e até minidocumentários

0
708
canais youtube premier league
Credit Tifo Football

Você conhece canais no YouTube sobre a Premier League? A PL Brasil traz os melhores nesse texto.

Nos acompanhe também no YouTube!

  • MAIORES ARTILHEIROS DO CAMPEONATO INGLÊS

Curiosidades

Premier League Fan Channels

À primeira vista, os Fan Channels são canais de torcedores de clubes da Premier League no YouTube que são carentes de vídeos sobre os seus clubes. Mas são neles que os fãs conseguem aliviar toda frustração de uma derrota. Nesses canais você irá encontrar várias pessoas que tem ódio ou amor incondicional por algum jogador ou estilo de jogo que nenhum comentarista é capaz de entender.

Porém os Fan Channels não são apenas sobre os apresentadores. Porque esses integrantes dos canais vão aos estádios como repórteres e entrevistam outros torcedores que saem irritados com o desempenho dos jogadores dos seus times. Alguns dos mais famosos são:

Além desses, existem canais para todos os clubes da Premier League no YouTube.

Um caso engraçado, e que gera muita empatia, é o da Arsenal Fan TV, muito citada nos programas da Sky e Bein Sports por mostrar o amor e ódio dos fãs do Arsenal por Arsène Wenger em seus últimos dias de Premier League.

Leia mais: Jornalistas elegem os maiores brasileiros da era Premier League

HITC Sevens

Antes de mais nada esse canal no YouTube é sobre fatos curiosos. Por exemplo, estatísticas interessantes, mas que não interferem no campo, situação financeira de clubes e listas diversas sobre os melhores jogadores da história do futebol.

Apesar de o canal ter apenas 330 mil inscritos, seus vídeos tem muitas visualizações. Por exemplo, há vídeos com milhões de cliques. Produções sobre rankings e fatos curiosos ao mesmo tempo, como “seleções que tem muitos jogadores de uma só posição” e “melhores jogadores africanos” são bastante populares.

Um vídeo que é recomendado para o fã de futebol inglês é o que cita qual é o melhor jogador para cada condado da Inglaterra. A produção com certeza exigiu muita pesquisa. Além disso, também há um vídeo sobre os maiores times de cada condado.

Copa 90 e Copa 90 Stories

Acima de tudo, ambos os canais Copa 90 tentam trazer elementos de cultura em suas produções pra aproximar o torcedor do campo e incentivar a prática de futebol nas comunidades. Além de mostrar o dia a dia da torcida, também tem entrevistas leves com jogadores e brincadeiras no campo, um pouco similar ao canal Desimpedidos.

Contudo, o canal principal (Copa90 Football) tem menos atividade. Por exemplo, atualmente há muitos vídeos sobre futebol coreano e jogadores conhecidos na Europa jogando FIFA.

Entretanto, se gosta de produções visuais, há mini documentários e vídeos de torcida em jogos importantes na Inglaterra no Copa 90 Stories. Além disso, esse canal mostra coisas como comida nos estádios, o lugar onde os torcedores se reúnem antes dos jogos, cultura de determinados times e grupos de Cage Football, Street Football e de futebol de várzea em vários países.

Um vídeo muito interessante é uma animação de 4 minutos que mostra a fundação de todos os clubes de Londres.

Leia mais: Os gols contra mais bizarros da era Premier League

Jogo em si e tática

Statman Dave

Dave era conhecido como Squawka Dave quando era parte do time do Full Time Devils. Contudo, ao se desvincular de seus antigos empregadores, assumiu a alcunha de Statman Dave. Dessa forma, entrou forte como um dos canais sobre Premier League no YouTube.

Dave se propõe a mostrar em pranchetas como um time se dispõe e quais são suas estratégias. Através desses painéis, demonstra lances com a movimentação real dos jogadores e sai da teoria. Apesar de ter se desvinculado de canais de torcedor, maioria dos vídeos são sobre o Manchester United.

A crítica que fica é que, assim como em seu Twitter, Dave costuma ser positivo demais sobre os jogadores. Ele cita apenas as estatísticas que refletem opiniões resumidas demais, sem explorar o contexto maior. Por exemplo, um atleta que desarma muito pode não ser um que passe a bola bem o suficiente para estar em um time do Big Six.

Tifo Football

Fãs antigos estranharam bastante quando o nome do canal mudou, antes se chamava uMAXit Football. “Tifo” é o que chamamos no Brasil de bandeirão de torcida. Apesar do nome, o canal discorre sobre análise tática, análise de mercado e scouting.

Análise de mercado é tida como a avaliação do preço do jogador em comparação com o que estão pagando. Porém, se o time detentor não quer vender, os valores aumentam muito. Então, fatores como saúde financeira do clube que está vendendo e a vontade do jogador influenciam no preço final. Isso faz com que a análise nem sempre seja precisa, mas complexa o suficiente para o Tifo mostrar sua competência de análise.

Contudo, a abordagem do Tifo é simplificada. Por exemplo, um vídeo que comenta sobre gestos técnicos e particularidades de um jogador específico, não comenta sobre tática e vice-versa. Além disso, raramente são produzidos vídeos com análises de jogos. Apenas análises gerais, de times históricos e finanças de clubes.

Os vídeos de scouting geralmente são feitos juntamente à análise de mercado. Dessa forma, os jogadores selecionados geralmente vêm de ligas ou clubes menores. Apesar disso, os atletas tem números satisfatórios para as áreas de deficiência dos clubes e não é raro serem rapidamente cobiçados no mercado. Ou seja, a taxa de acerto do Tifo é muito grande.

Leia mais: Os 10 clubes ingleses com mais seguidores nas redes sociais

As análises táticas explicam o contexto em que algo divulgado está acontecendo. Um vídeo muito bom é o que mostra por que o Manchester City está sofrendo tantos gols de fora da área. O modo como o canal mostra a disposição dos jogadores em campo, estratégia e estatísticas é completo.

Os vídeos sobre histórias e finanças são ótimos. A equipe de ilustração é excelente e, visualmente, é, provavelmente, o melhor canal entre os aqui citados. Além disso, é importante notar que os vídeos deles têm legendas disponíveis que você pode pedir para traduzir de forma automática.

Football Made Simple

Football Made Simple é um canal sobre tática, e é o mais indicado para tentar aprender sobre o assunto. Há vídeos tanto sobre resumos de trabalhos de treinadores, como análises das táticas utilizadas nos jogos e sugestões sobre como times devem jogar.

Além disso as animações são bem feitas e a parte visual é bem legal. Assim como no canal de Statman Dave, é mostrado na prancheta de futebol de botão o movimento real do jogador em um lance do jogo. Contudo, é muito mais detalhista e aborda muito mais aspectos do jogo. Canal é bem completo no quesito tático.

Nouman

O canal é o mais completo sobre o que ocorre dentro das quatro linhas. Para isso, se utiliza de fotos e às vezes até vídeos de jogadores para explicar como os mesmos aplicam suas aptidões técnicas. Dessa forma, o canal discorre sobre técnica e tática.

Os vídeos são divididos em três tipos: análise de jogadores, análises táticas de treinadores e de jogos. O canal é educativo. Logo, ele se utiliza de imagens e fotos para mostrar como os times se dispunham. O canal é capaz de explicar como um jogador potencializa ou enfraquece um esquema.

As análises de jogadores mostram como os mesmos se comportam em situações ofensivas e defensivas. Um exemplo é o vídeo sobre Kalidou Koulibaly. É mostrado como o senegalês faz desarmes sem sofrer tantos dribles. Os vídeos têm legendas, porém são embutidas e em inglês.