Os 5 melhores atacantes da década da Premier League

Foi difícil, mas listamos os cinco melhores atletas da posição

0
474
Os 5 melhores atacantes da década da Premier League
Mike Hewitt/Getty Images Sport

A década acabou em 2019? Ou acabará em 2020? Deixando essa discussão como secundária, a PL Brasil preparou uma série especial. Nela, escolhemos os cinco melhores jogadores por posição do último decênio da Premier League. Hoje, enumeramos os melhores atacantes da década. Acompanhe a série.

Os 5 melhores atacantes da década da Premier League

Acompanhe a PL Brasil no Youtube 
  • Os maiores artilheiros da história da Premier League

Sergio Agüero

A década de 2010 marcou a chegada de um dos maiores ídolos do Manchester City. Tetracampeão da Premier League, o argentino é o quarto jogador com mais gols na história do Campeonato Inglês. Agüero está na frente de grandes nomes, como Thierry Henry e Frank Lampard.

Contratado em 2011 pelo time azul de Manchester, o atacante argentino foi eleito o melhor jogador na Inglaterra do ano de 2014 por uma associação de torcedores. Carrega também no histórico cinco prêmios de melhor jogador do mês da Premier League e um troféu de artilheiro da temporada de 2014/2015.

Apesar de sofrer com lesões na sua passagem pelo Manchester City, Agüero poderia ter números ainda maiores na Premier League. O camisa 10 dos Citizens é tão grande que, nem em sua melhor fase, Gabriel Jesus concorre à vaga de titular, de acordo com o próprio treinador Pep Guardiola. Por tudo isso, integra a lista dos melhores atacantes da década.

Mike Hewitt/Getty Images Sport

Leia mais: A jogada do Manchester City que ninguém conseguiu parar

Robin van Persie 

Apesar de boa parte de sua história na Premier League ser lembrada pelo que fez na primeira década do século XIX, o holandês Robin van Persie foi um dos maiores jogadores nos anos 2010. Aposentado em 2019 aos 36 anos de idade, o atacante atuou até 2015 na Inglaterra.

Contratado em 2004 pelo Arsenal, van Persie permaneceu na equipe de Londres até 2012. Esteve por duas vezes na seleção da temporada da Premier League eleita pelos próprios jogadores. Em 2011/2012, inclusive, foi o melhor atleta da temporada pela PFA, quando ainda jogava pela equipe do Emirates Stadium.

Em 2012/2013, também esteve na seleção do campeonato, mas atuando pelo rival Manchester United. Artilheiro da competição, que acabou conquistando sob o comando de Alex Ferguson, van Persie colecionou diversos títulos individuais até sair da equipe de Old Trafford em 2015.

Mike Hewitt/Getty Images Sport

Veja mais: Quiz: Acerte as seleções da temporada da Premier League nos anos 2010

Luis Suárez 

O Liverpool está muito próximo de conquistar a Premier League de forma inédita nesta temporada. Porém, os Reds quase levaram o troféu em 2013/2014, quando acabou perdendo o título para o Manchester City em temporada brilhante do quarteto Coutinho, Daniel Sturridge, Raheem Sterling e Luis Suárez.

Contratado em 2010/2011 pelo Liverpool, o atual atacante do Barcelona se destacou durante quatro temporadas pelo time de Anfield. Em evolução gradativa durante os anos, Suárez marcou 31 gols na temporada do vice-campeonato da Premier League e despertou o interesse da equipe catalã.

Antes disso, em 2012/13, foi eleito o melhor jogador do Liverpool, esteve pela primeira vez na seleção da temporada e marcou 21 gols no Campeonato Inglês. Seu tamanho ainda é tão grande na Inglaterra que muitos torcedores ressaltam que o uruguaio é mais ídolo do que o brasileiro Roberto Firmino, um dos principais jogadores do elenco nos últimos anos.

Jamie McDonald/Getty Images Sport

Leia mais: 5 grandes contratações de inverno da Premier League

Wayne Rooney

Wayne Rooney marcou a sua história por duas equipes na Premier League. Revelado pelo Everton, o camisa 10 voltou ao time de Liverpool em 2017 e marcou 10 gols em 31 rodadas jogando pelo clube de Goodison Park.

Antes disso, Rooney se tornou ídolo do Manchester United, onde atuou por 13 anos. Sua principal temporada goleador pelos Reds Devils foi a de 2011/2012, quando marcou 27 gols, apesar de não vencer o Campeonato Inglês. O atacante foi campeão por cinco vezes sob o comando de Alex Ferguson – sendo duas vezes vencedor nesta década.

Com cinco prêmios de melhor jogador do mês, o ex-camisa 10 do Manchester United tem 208 gols marcados e deu 103 assistências nos seus quase 500 jogos na Premier League.

Oli Scarff/AFP

Leia mais: A brilhante e vitoriosa história de Rooney em Manchester

Harry Kane 

Com grandes chances de ultrapassar o número de gols de muitas estrelas da Premier League na história, Harry Kane é a principal esperança goleadora da seleção da Inglaterra. O atacante do Tottenham já tem 136 tentos com apenas 26 anos de idade.

Sua principal temporada foi em 2016/2017, quando a equipe londrina foi vice-campeã da Premier League e o atacante marcou 29 gols em 30 jogos em que entrou em campo.

Os números de Kane poderiam ser ainda melhores. O camisa 10 do Tottenham chegou a ter uma sina de não marcar no mês de outubro nas suas primeiras temporadas, mas acabou superando isso. Por outro lado, o inglês sofre muito com lesões e fica fora de jogos decisivos do time hoje comandado por José Mourinho. Seu futebol o credencia a integrar a lista dos melhores atacantes da década.

Shaun Botterill/Getty Images Sport

Leia mais: Brexit e Premier League: os impactos ao futebol inglês