Futebol feminino: melhor time inglês fica atrás do Corinthians em ranking mundial

4 minutos de leitura

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou a edição de 2023 do ranking dos melhores times femininos do mundo. Conhecida por ranquear times, jogadores, treinadores e seleções anualmente, a entidade passou a fazer o mesmo com times no futebol feminino a partir de 2022.

Apesar de ser considerada a liga feminina mais competitiva do mundo, a Women’s Super League (WSL), a Premier League feminina, conta com apenas um representante nas primeiras posições. E ele está abaixo do Corinthians, primeiro representante brasileiro na lista.

Melhor time feminino inglês fica fora do top 3 de melhores do mundo

Assim como em 2022, o Barcelona ocupa o primeiro lugar do Ranking Mundial de Clubes Femininos da IFFHS 2023. O Lyon ficou em segundo e o Corinthians em terceiro. As Brabas tiveram um salto de 10 posições, saindo do 13º para o 3º lugar neste ano.

O primeiro clube inglês da lista é o Chelsea, hexacampeão da WSL. As comandadas de Emma Hayes sofreram uma queda de duas posições de 2022 para cá, já que ocupavam a segunda posição no ranking de 2023.

O ranking considera o desempenho dos clubes em torneios nacionais e internacionais nos 12 meses anteriores à publicação.

Corinthians feminino nos últimos 12 meses

  • Campeão da Libertadores
  • Campeão brasileiro
  • Campeão da Supercopa do Brasil
  • Campeão paulista

Chelsea feminino nos últimos 12 meses

  • Campeão da WSL
  • Campeão da Copa da Inglaterra

Depois das Blues, o próximo clube inglês na lista é o Manchester United, que aparece apenas em 23º lugar, empatado com a Juventus. Em 2022/23, as Red Devils foram as vice-campeãs da WSL e da Copa da Inglaterra.

Em seguida, vêm Arsenal em 25º, Manchester City em 57º, Aston Villa em 81º e Everton em 132º, totalizando seis times ingleses ranqueados entre as melhores 205 equipes do mundo.

Antes do ranking anual, de 2012 a 2021, a IFFHS escolhia apenas o melhor time feminino do mundo. Neste período, nenhum inglês foi escolhido. O Lyon venceu sete vez, o Wolfsburg, duas, e o Barcelona, uma.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.