Quem é o melhor brasileiro atuando na Premier League?

Brasileiros vivem grande temporada na atual edição do Inglês

0
229
Quem é o melhor brasileiro atuando na Premier League?

Juninho Paulista, Gilberto Silva, Edu, Ramires, Willian, Roberto Firmino, Fernandinho… Os brasileiros também tiveram a sua vez de brilhar nos gramados ingleses, conquistando títulos e fixando seus nomes na história de seus clubes.

Desde Mirandinha contratado pelo Newcastle em 1987 até o mais recente Lucas Perri no Crystal Palace, foram mais de 70 brazucas que já desfilaram seu talento na terra da rainha.

Muitos também viraram ídolos em seus clubes marcando época, como Gilberto Silva no inesquecível “The Invencibles” do Arsenal, Juninho Paulista como um dos principais nomes da história do Middlesbrough, além de David Luiz e Willian como peças fundamentais em campanhas de título do Chelsea.

Sem esquecer de Phillipe Coutinho e sua contribuição para uma retomada de autoestima do Liverpool nas últimas temporadas.

Gilberto Silva virou ídolo com a camisa do Arsenal e está entre os principais brasileiros que já atuaram na Premier League
(Foto/Reprodução: The Independent)

Porém nem tudo são flores, já que também temos exemplos de fracasso como o volante Paulinho no Tottenham, o meia Elano e o atacante Jô no Manchester City e até mesmo Nenê no West Ham, sem contar os badalados Alexandre Pato com uma passagem super discreta pelo Chelsea e até mesmo o artilheiro e ídolo gremista Jardel que não deixou muitas saudades no Bolton.

Ídolo no Corinthians e campeão espanhol pelo Barcelona, Paulinho fracassou no Tottenham. Foto/Reprodução: The Independent.

Atualmente, vemos protagonistas brasileiros em alguns dos principais clubes da liga inglesa começando por Roberto Firmino, fundamental para o Liverpool de Jürgen Klopp.

O alemão vê no camisa 9 alguém além de um definidor ou dono da posição de centroavante, já que a fluidez ofensiva e sua dinâmica de atuar mais recuado e facilitar que Sadio Mané e Mo Salah formem uma dupla intensa no comando do ataque.

Os números de Firmino não deixam mentir: são 61 gols e 44 assistências em 179 partidas com a histórica camisa dos Reds, sendo o segundo jogador brasileiro com mais passes para gols na história da Premier League com 25 até aqui, perdendo apenas para o ex-companheiro de equipe Phillipe Coutinho, com 35.

Além disso é o brasileiro que mais balançou as redes na história da Premier League, com 45 gols.

Junto com Firmino, o Liverpool também conta com o meio-campista Fabinho e o goleiro Alisson em seu elenco, contratados ao término da última temporada por passagens marcantes pelo Mônaco e pela Roma, respectivamente.

Aliás, Alisson chegou para resolver o problema com goleiros em um clube que já contou, em 2008, com Diego Cavalieri. Aliás, outro goleiro que atuou na Premier League, mas com a camisa do Queens Park Rangers foi Júlio César na temporada 2012/13, logo após o término de sua passagem pela Inter de Milão.

Assim como Heurelho Gomes que ainda defende o Watford e que já teve uma contestada passagem pelo Tottenham entre 2008 e 2014.

Fabinho, Alisson e Firmino formam a trinca de brasileiros que defendem o Liverpool de Jürgen Klopp.
Foto/Reprodução: Picdeer.

Já que falamos de goleiros, não podemos esquecer de Ederson, que veste a camisa azul do Manchester City de Pep Guardiola, junto com o lateral Danilo, o meio-campista Fernandinho e o atacante Gabriel Jesus.

Ederson, aliás, destaca-se por ser o melhor goleiro brasileiro jogando com os pés atualmente, crucial em um time que exige esse fundamento para iniciar a fase construtiva.

Além do goleiro, Fernandinho é um líder nesse meio-campo pela segurança defensiva em um time que tem vocação ofensiva e de domínio territorial, alguém que faz falta quando não atua e que Pep faz questão de contar para manter uma pressão contínua durante os 90 minutos.

Importante também destacar a evolução de Gabriel Jesus após um 2018 em que sofreu com lesões e fez uma Copa do Mundo decepcionante.

Ainda em Manchester, Fred e Andreas Pereira são os brasileiros que atuam pelos Red Devils, mas sem grandes destaques. Fred, inclusive, iniciou a temporada como titular após ser contratado com muita expectativa de seu ex-treinador José Mourinho, mas acabou não tendo uma boa sequência.

Se em Old Trafford não há brasileiros em destaque, Lucas Moura teve o seu grande destaque justamente no Teatro dos Sonhos na vitória do Tottenham por 3-0. Lucas chegou aos Spurs para ter a sua grande retomada na carreira após não conseguir emplacar no PSG.

São seis gols na temporada, mas chama a atenção como o atacante tem realizado diferentes funções no time de Pochettino, com boas atuações.

Continuando em Londres, vemos David Luiz e Willian em um Chelsea que está em pleno declínio após um promissor início de temporada sob o comando de Maurizio Sarri. Se o “Black Will” está em um mau momento desde a Copa do Mundo na Rússia, David vem fazendo uma boa temporada principalmente por ser um “Defensor com Bola” que participa ativamente da fase construtiva com lançamentos precisos.

Richarlison está sendo O CARA do Everton mesmo em uma temporada frustrante. Foto/Reprodução: The Goal.

Passado o big-six, não podemos esquecer da dupla Bernard e Richarlison no Everton, principalmente pelo atacante revelado pelo América-MG que tem sido protagonista da equipe treinada por Marco Silva, somando velocidade, habilidade e finalizações certeiras com força física, sendo dificílimo de ser parado.

Na atual temporada já foram 10 gols marcados, o artilheiro entre os brasileiros e dos Toffees, conseguindo destaques positivos mesmo em um campeonato decepcionante até aqui, ocupando apenas o nono lugar.

Bernard apresentou dificuldades em seu início no Goodison Park, mas já lidera a equipe em assistências com três passes para gol e tem sido constantemente titular nas últimas partidas.

Concluindo os vinte brasileiros presentes na atual temporada, contando a ida do atacante Léo Bonatini, que defendia o Wolverhampton para o Nottingham Forest que disputa a Championship, temos o goleiro Lucas Perri, recém-chegado ao Crystal Palace, o lateral-esquerdo Bernardo no Brighton e o meia-esquerda Kennedy, do Newcastle.

Lucas Perri é o mais novo brasileiro a desembarcar na Premier League, emprestado pelo São Paulo ao Crystal Palace.
Foto/Reprodução: The Independent.

Claro que não podemos esquecer de Felipe Anderson, protagonista fundamental em um West Ham que passa por uma clara transição na forma de jogar.

Destaque na Lazio, o camisa 8 reúne criatividade e habilidade, sendo uma válvula ofensiva que acaba tornando o lado esquerdo bem forte. Logo em sua temporada de estreia em Londres já apresenta um ótimo desempenho ao ser o artilheiro da equipe com oito gols e três assistências.

Felipe Anderson é o artilheiro do West Ham na temporada. Foto/Reprodução: The Standard.

Argumentos apresentados, então a pergunta é: Na sua opinião, qual o melhor brasileiro na Premier League atualmente? Firmino? Richarlison? Fernandinho? Ederson? E qual o seu “Top-3” de melhores jogadores brasileiros que já jogaram a glamourosa liga inglesa?

Para ajudá-lo a se decidir, convocamos os especialistas:

Rafael Oliveira, comentarista dos canais ESPN

“Difícil escolher o melhor, mas fico entre Fernandinho e Firmino. Ambos são fundamentais para o funcionamento de suas equipes. Fernandinho é o ponto de equilíbrio e não tem um substituto para sua função, enquanto Firmino é o termômetro da construção ofensiva do Liverpool”.

“Colocaria o Fernandinho na frente pela regularidade em alto nível que mantém nos últimos três anos dentro de uma engrenagem tão definida. Firmino ficaria logo atrás por ter oscilado um pouco no início da temporada, mas naturalmente é até mais decisivo”.

“Em 3º, coloco Ederson pela segurança que passa e pela alternativa que oferece também ao modelo de jogo do City. Tem a tranquilidade da saída curta correndo menos riscos que Alisson e tem a potência nos lançamentos, o que já foi chave até para iniciar lances de gols. Para não passar batido, citaria também a boa temporada de Felipe Anderson e o bom nível de David Luiz”

Marcelo do Ó, narrador da Premier League na Rede TV e da Rádio Globo

Para mim, o melhor e mais completo é Firmino. Artilheiro, construtor de jogadas, fundamental para a equipe. No top3, eu incluo também Fernandinho pelo que ele representa na engrenagem do City.

Hoje, eu colocaria o Richarlison, mesmo sem estar em um bom momento. Acho que ele agrega força ao Everton, coisa que Gabriel Jesus não faz, por exemplo.

Matheus Eduardo, redator do MW Futebol, Footure FC e Calciopedia

“Para mim, o melhor brasileiro em atividade na Premier League é Roberto Firmino, especialmente pelo fato de ser um jogador de multiqualidades. Oferece ao seu treinador (Jürgen Klopp) possibilidades variadas para modelar o sistema de jogo, seja como falso 9 ou como um meia-atacante (10)”.

“É dono de um vasto entendimento do jogo e da sua mecânica, abrindo espaços para os companheiros e intuindo quando deve ocupá-los, além de sua qualidade técnica conduzindo a bola e no drible curto”.

Felipe Henriques – PL Brasil

O camisa 9 do Liverpool é o coração de um ataque implacável e que tem a capacidade de, ao atuar como um 10, fornece espaços e boas condições para Mané e Salah infiltrarem desde os flancos até a área ou para Naby Keita ou Wijnaldum surpreenderem em suas evoluções pela região central, além de ser um excelente finalizador quando atua como um legítimo camisa 9″.

“Logo após vem Fernandinho por ser um jogador que fornece segurança defensiva para uma equipe extremamente ofensiva, apesar de alguns erros cometidos nessa temporada como nas partidas contra Newcastle e Schalke 04”.

“Para terminar o Top-3, não podemos esquecer de Richarlison, que apresenta um desempenho que merece destaque apesar da temporada decepcionante do Everton.”

Não há posts para exibir