Por que jogadores fazem furos no meião?

4 minutos de leitura

Já percebeu que alguns jogadores jogam com meião furado ou rasgado em campo? A PL Brasil explica o motivo.

Jude Bellingham é um dos vários jogadores que fazem de seus meiões quase um queijo suíço devido ao número de buraco neles. Essa característica tem se tornado tendência no futebol, sendo vista nos atletas das principais ligas europeias.

Apesar de parecer estranho, há bons motivos para jogadores optarem por personalizar o meião.

Por que os jogadores de futebol fazem buracos nas meias?

Os jogadores geralmente fazem buracos no meião para reduzir a pressão sobre os músculos da panturrilha, que muitas vezes são restringidos pelas meias justas.

Para atletas com músculos notáveis nas pernas, as meias podem ser particularmente restritivas, causando dificuldades no fluxo sanguíneo e na respiração do músculo da panturrilha. Portanto, muitas vezes eles cortam as meias para resolver o problema e ajudar a melhorar o seu jogo.

Os jogadores de elite estão constantemente se esforçando para obter qualquer pequena vantagem e, se as chances de evitar cãibras aumentarem abrindo buracos nas meias, então eles farão exatamente isso.

Meião Grealish Aston Villa
Meião do Grealish na época de Aston Villa (Foto: Icon Sport)

Além da questão muscular, há relatos de que jogadores teriam reclamado com o fato de os pés ficarem deslizando dentro das chuteiras, o que pode levar a diversos tipos de torções e lesões, como bolhas e queimaduras.

Para que isso não aconteça muitos atletas cortam os meiões na altura do tornozelo e utilizam nos pés meias mais confortáveis.

Quais jogadores fazem buracos nas meias?

Bellingham está longe de ser o único a furar meiões. Ainda em 2018, Kyle Walker foi visto com o meião todo furado em uma partida do Manchester City.

Certa vez, Ezequiel Garay, ex-jogador argentino, foi forçado a trocar suas meias depois que o árbitro considerou que seu par cheio de buracos não condizia com as normas de vestimenta esportivas.

Uma alternativa é usar meias baixas, como faz Jack Grealish, astro do City, que adquiriu a prática por superstição.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.