O Barcelona sofreu um grande baque com a lesão de Gavi durante a Data Fifa. O jovem meia espanhol rompeu o ligamento cruzado anterior e deve ficar de fora do restante da temporada. Com isso, a equipe de Xavi mira na Premier League o seu substituto, que pode sair do Tottenham.
Segundo o jornal espanhol “Sport”, o alvo, na verdade, é antigo: trata-se de Giovanni Lo Celso. O argentino quase fechou com os culés na última janela de transferências e atualmente segue sem espaço nos Spurs.
O ‘namoro’ de Lo Celso com o Barcelona
Lo Celso está na mira do clube catalão há algum tempo, mas seria agora que sua chegada poderia se concretizar devido ao seu momento difícil que vive no clube londrino, bem como a necessidade ainda maior do Barça.
De fato, o papel do argentino nos Spurs desde o início da temporada tem sido residual: ele jogou apenas quatro partidas, três na Premier League (38 minutos) e uma na Copa da Liga (45 minutos). Ele ficou afastado dos campos durante todo o mês de setembro devido a uma lesão na coxa.
Aos 27 anos, Lo Celso esteve perto de assinar com o Barça no verão passado por empréstimo, depois que o clube viu a impossibilidade de trazer o português Bernardo Silva, do Manchester City.
O argentino possui o perfil versátil que Xavi procura para esta posição e, segundo o Sport, o jogador estaria disposto a mudar de ares: ele não tem destaque no Tottenham e veria com bons olhos retornar à LaLiga, uma competição que ele já conhece. Ele jogou no Betis na temporada 2018/19 e no Villarreal na segunda metade da temporada 2021/22 e em 2022-23.
Falta de chances no Tottenham
Mesmo com o time principal “caindo aos pedaços” após uma sequência de lesões, Ange Postecoglou ainda não deu muitas oportunidades ao argentino. No setor de Lo Celso, no momento, James Maddison está lesionado, enquanto Bissouma terá de ficar de fora por suspensão.
Ele chegou ao Tottenham em 2019, inicialmente por empréstimo, mas nunca se firmou no clube. Antes uma promessa do Rosario Central, passou pelo PSG e pelo Real Betis antes de chegar à Premier League.
Seu destaque no Betis não foi replicado em Londres e ele voltou a ser emprestado em janeiro de 2022. Teve bons momentos no Villarreal durante seu empréstimo e era cotado para ir à Copa do Mundo do Catar, em que a Argentina foi campeã, mas estava lesionado.
Números de Lo Celso na carreira:
Rosario Central
- 54 jogos
- 3 gols
- 14 assistências
PSG
- 54 jogos
- 6 gols
- 9 assistências
- 8 títulos
Real Betis
- 45 jogos
- 16 gols
- 6 assistências
Villarreal
- 51 jogos
- 3 gols
- 4 assistências
Tottenham
- 88 jogos
- 8 gols
- 6 assistências