Por que fazer gols é tão natural para McTominay, o ‘Paulinho do Manchester United’?

6 minutos de leitura

Rashford? Hojlund? Bruno Fernandes? O artilheiro do Manchester United na temporada não é nenhum desses jogadores acostumados a balançar as redes. O posto é ocupado por Scott McTominay, volante de natureza e que já foi, por muitas vezes, o patinho feio do time para a torcida do clube. Com seis gols em 2023/24, o jogador tem vivido fase goleadora e decisiva na equipe de Erik Ten Hag.

McTominay atingiu o posto ao marcar dois gols na vitória contra o Chelsea, na última quarta-feira (6). Além do desempenho no Manchester United, ele também é um dos goleadores das Eliminatórias da Eurocopa, pela Escócia. Isso não acontece por acaso. O camisa 39 sabe bem como é jogar como atacante.

McTominay atuou como atacante na base do Manchester United algumas vezes

O jogador faz parte do time profissional dos Red Devils desde 2018/19. Surgiu como peça importante compondo o meio-campo ao lado de Fred e se consolidou como alternativa interessante para o elenco do clube. Depois que Casemiro chegou, ficou perto de ser negociado, mas as tratativas para deixar o Old Trafford não evoluíram.

Bom para o United… McTominay tem atuado como titular com a lesão do brasileiro e feito gols importantes para a equipe. Apesar de seguir escalado no meio-campo, vem revisitando seu histórico como homem de frente. Histórico esse que, de fato, é curto. Há uma corrente na internet que afirma que o volante era atacante de origem na base, o que já foi desmentido por ele. Contudo, ele sim desempenhou essa função.

McTominay jogou algumas vezes como homem de frente nos tempos de formação. Em entrevista ao site do Manchester United, ele revelou que fez a função em algumas necessidades nas academias do clube, mas sabe bem o que um centroavante precisa fazer.

— Joguei partidas lá com o técnico Warren Joyce porque não tínhamos atacante (…) Apenas estar vivo na área, ser rápido e não estar nos calcanhares ou dormir no ponto é fundamental. Sempre que há uma chance de um gol, entrar–, avaliou.

O que faz McTominay ser goleador por United e Escócia

As lesões de Mount, Casemiro e Erikson fizeram que McTominay quase sempre estivesse à disposição para ter uma sequência de jogos com Ten Hag. Apesar de escalado tradicionalmente no meio-campo, o escocês ganhou mais liberdade em relação à temporada passada e tem pisado na área adversária com mais frequência. Um verdadeiro box to box.

O mapa de calor de McTominay na Premier League (Fotos: Sofascore)

Um elemento surpresa, no jargão do futebol. Lembre-se de Paulinho, ex-Tottenham, no auge por Corinthians e seleção brasileira. Uma comparação que pode ser descabida inicialmente, mas que ilustra volantes que gostam de marcar gols. Após a vitória contra o Chelsea, Erik Ten Hag falou sobre o espirito matador de McTominay.

–Ele tem o cheiro de quando chegar na área. É uma questão de organização. É nossa função garantir que quando ele sobe, os outros jogadores jogam mais fundo. Temos de aproveitar as capacidades e atributos dos nossos jogadores–, comentou.

McTominay pelo Manchester United em 2023/24

  • 16 jogos
  • 6 gols
  • 1 assistência

McTominay pela Escócia nas Eliminatórias da Euro 2024

  • 8 jogos
  • 1 gols
  • 1 assistência
McTominay voltou a dar show na vitória da Escócia, que bateu a Espanha pelas Eliminatórias da Eurocopa
McTominay pela Escócia (Foto: ICon Sport)

Oportunismo, bom jogo aéreo e chegada à área são as principais características de McTominay para ser artilheiro. Contra o Chelsea, por exemplo, marcou o primeiro gol como se fosse um centroavante clássico. A bola sobrou na área e lá estava o 39 para balançaras redes.

O primeiro gol de McTominay contra o Chelsea (Foto: ESPN/Reprodução)

Diante do Brentford, saiu do banco de reservas para marcar dois gols nos acréscimos e dar a vitória à equipe. O segundo saiu de aproveitando sua boa estatura: 1,93m. Ele é capaz de vencer qualquer zagueiro no jogo aéreo.

MCTominay
O segundo gol de McTominay contra o Brentford (Foto: ESPN/Reprodução)

Na Champions League, o Manchester United está quase eliminado, mas ainda tem uma sobrevida por conta do volante. McTominay marcou um gol contra o Galatasaray onde mostrou toda sua força de arranque como elemento surpresa. Ele saiu do meio-campo na origem da jogada e apareceu para finalizar como um atacante.

McTominay
O gol de McTominay contra o Galatasaray (Foto: TNT Sports/Reprodução)

McTominay curte a vida de ‘9' e quer mais

A temporada mais goleadora da carreira do jogador foi 2020/21, quando ele marcou sete gols em 49 jogos. Ele precisa de apenas mais um tento para igualar a marca, com mais da metade do ano esportivo pela frente. Se depender de sua família, esse número será superado com facilidade. As instruções para McTominay ir cada vez mais para a frente vêm de casa.

— As pessoas me dizem que posso fazer mais e marcar gols e você só precisa acreditar em si mesmo. Minha mãe e meu pai sempre disseram para entrar na área e tentar marcar gols, e meu avô em casa também. Às vezes é só acreditar em si mesmo–, revelou o volante em entrevista após a vitória contra o Chelsea.

O goleador da vez tem 25 tentos em 225 jogos com a camisa red devil. Criticado e posto como descartável em dados momentos, McTominay deu a volta por cima, tem contrato até 2025 e deve ser preservado pelo clube na próxima janela de transferências. Que fase!

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.