Kylian Mbappé tem sido um dos principais candidatos à Bola de Ouro nos últimos anos, e foi um dos incomodados com a conquista de Rodri no ano passado.
O troféu do meio-campista do Manchester City deveria ter ido a Vinicius Júnior, segundo o francês, que criticou a premiação e falou pela primeira vez após o boicote do Real Madrid.
A crítica de Mbappé sobre Rodri e a Bola de Ouro
Embora seja destinada a celebrar os feitos de um jogador ao longo de 12 meses, muitas vezes a premiação da France Football acaba sendo concedida a um jogador que se destacou em pelo menos um grande torneio no calendário.
No ano passado, por exemplo, Rodri venceu a Eurocopa com a Espanha, e a Premier League e o Mundial de Clubes com o Manchester City.

Vinicius Júnior, campeão de LaLiga e da Champions League, era considerado o favorito pelo título da competição europeia, e o fato de não ter levado o prêmio enfureceu diversos grupos.
Em entrevista ao jornal francês “Le Parisien”, o companheiro de Vinicius no clube merengue falou pela primeira vez sobre a situação:
— O que é um jogador de Bola de Ouro? Rodri, você considera um jogador para ser Bola de Ouro? Eu pensei que a Bola de Ouro iria para Vinicius, mas no final foi para Rodri. Se eu tivesse dito isso três meses antes, você teria dito: ‘Do que diabos você está falando?' — começou.
Em tom quase excludente, Mbappé afirmou que a premiação agora deve incluir todos os jogadores e, por isso, não é possível saber quem deve vencer.

— Hoje não sabemos para quem a Bola de Ouro vai, exceto que ninguém deve ser excluído, que todos os jogadores podem ser premiados, talvez até um goleiro.
Um goleiro não ganha o prêmio desde Lev Yashin em 1963. Majoritariamente atacantes têm vencido o prêmio, principalmente com a virada do século.
Desde 2025, apenas cinco jogadores que não são atacantes ganharam o prêmio: Pavel Nedved (2003), Fabio Cannavaro (2006), Kaká (2007), Luka Modric (2018) e Rodri (2024).