Mbappé supera Platini, sobe na artilharia da seleção e França se classifica para a Euro

5 minutos de leitura

Não tem jeito, ele crava. Kylian Mbappé precisou de apenas sete minutos para abrir o placar no confronto entre Holanda e França na tarde desta sexta-feira (13), na Amsterdam Arena, em jogo válido pela sétima rodada das eliminatórias para a Eurocopa de 2024.

Após uma bela troca de passes pelo lado direito no ataque da França, Jonathan Clauss cruzou e Mbappé, na entrada da pequena área, chutou a bola no alto, superando o goleiro holandês Bart Verbruggen.

No segundo tempo, Mbappé tabelou com Rabiot e chutou de fora da área, marcando um golaço para ampliar o placar. Em seguida a Holanda descontou, mas o VAR anulou o lance por impedimento.

Aos 35 minutos do segundo tempo, Quilindschy Hartman e Steven Bergwijn fizeram uma jogada espetacular pelo lado esquerdo, com direito a caneta em Thuram, e descontaram para a Holanda.

Mbappé iguala Platini artilharia na seleção francesa

O maior artilheiro da história do Paris SaintGermain agora atingiu uma marca importante na seleção francesa. Com os dois gols sobre a Holanda, Mbappé superou a Michel Platini no ranking dos artilheiros da França, com 42 gols em 72 jogos.

  • 42 gols em 72 partidas pelo Mbappé
  • 41 gols em 72 jogos pelo Platini

Mbappé é o quarto no Top 5 da artilharia da seleção francesa. À frente deles tem Antoine Griezmann, com 44 gols em 123 jogos; Thierry Henry, com 51 gols também em 123 partidas; e Olvier Giroud, com 54 tentos em 125 oportunidades.

Fato curioso é que Platini demorou 30 anos para alcançar 41 gols pela seleção francesa e Mbappé já superou a marca com apenas 24.

França e Holanda nas eliminatórias

Com o resultado, a França lidera o grupo B, com 18 pontos, 100% de aproveitamento e classificação antecipada, enquanto a Holanda é a terceira, com nove. Os franceses voltam a campo no próximo dia 17, em um amistoso contra a Escócia marcado às 16h (horário de Brasília), no Pierre-Mauroy. Já os holandeses enfrentam a Grécia na segunda-feira (16), às 15h45 (horário de Brasília), em jogo válido pela oitava rodada das eliminatórias para a Eurocopa de 2024.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.