Mauricio Pochettino começou seu trabalho no Chelsea oficialmente na manhã desta segunda-feira (3). O treinador tem a missão reconstruir o elenco e devolver competitividade aos Blues. A meta do argentino é fazer com que o clube volte ao posto do que, segundo ele, foi o costume nos últimos anos: o topo.
O contrato de Pochettino com o Chelsea tem duração até junho de 2025. Inicialmente, o o comandante terá pelo menos duas temporadas para dar sua cara ao time do Stamford Bridge. O treinador mirou o título da Premier League para recolocar o clube no posto de times vencedores da Inglaterra. Para ele, os Blues foram os maiores do país nos últimos 15 anos.
–-Nos últimos 10, 12, 15 anos, o Chelsea foi o maior time da Inglaterra. Conheço muito bem a Premier League e o que significa a cultura vitoriosa do clube. Acho que nossos torcedores estão ansiosos para voltar a tentar vencer —, avaliou.
Desde 2008, o Chelsea venceu 16 títulos oficiais e, de fato, foi uma das equipes mais vitoriosas da Inglaterra, tanto nacional quanto internacionalmente. No entanto, a equipe ainda fica atrás de Manchester City e United no períodos. Os Citizens ganharam 20 taças, enquanto os Red Devils tiveram 17 conquistas.
Os títulos do Chelsea nos últimos 15 anos
- 2 Champions League
- 1 Mundial de Clubes
- 2 Europa League
- 1 Supercopa da Uefa
- 3 Premier League
- 5 FA Cup
- 1 Copa da Liga Inglesa
- 1 Supercopa da Inglaterra
Pochettino comentou que o Chelsea irá jogar com o intuito de manter a cultura vitoriosa da equipe, mas prometeu que seu time também buscará praticar um futebol satisfatório para o torcedor.
— Vamos trabalhar muito, jogar de forma que os torcedores possam curtir o futebol, e a história do Chelsea é vencer – mas é importante também na forma como vamos construir essas vitórias —, destacou.
This is where it starts. 👊#WelcomePoch pic.twitter.com/scmF0ThuON
— Chelsea FC (@ChelseaFC) July 3, 2023
O projeto de Pochettino para o Chelsea
O ex-técnico do Tottenham está empolgado em desenvolver seu trabalho à frente do clube. O comandante terá à disposição um elenco majoritariamente jovem e com valores de alto potencial de crescimento. O comandante avaliou que a função da comissão técnica será oferecer um clima favorável para o desenvolvimento desses atletas.
— Estamos entusiasmados por trabalhar com uma equipe muito jovem, com uma abordagem diferente do que no ano passado. Mas acho que todos nós precisamos entender que temos que trabalhar muito e criar uma atmosfera muito boa no campo de treinamento para construir o sucesso da equipe nos próximos anos —, comentou.
O elenco do Chelsea tem passado por uma intensa reformulação. A equipe já oficializou vendas de cinco jogadores e deve anunciar mais negociações nos próximos dias. O time tem buscado levantar novas receitas para poder se adequar às regras do fair play financeiro.
Paralelo a isso, os Blues observam o mercado para contratarem de forma certeira. A prioridade de Mauricio Pochettino é a chegada de um atacante de impacto e um meio-campista para suprir as lacunas deixadas por Kanté e Kovacic.
Quando é o próximo jogo?
Os Blues irão fazer a pré-temporada nos Estados Unidos. A equipe terá intensas sessões de treinamento, além de cinco jogos amistosos. Pochettino avaliou que o período de preparação será fundamental mas para o sucesso na temporada, mas diminuiu a importância dos resultados que serão conquistados em solos norte-americanos.
— É um objetivo diferente na pré-temporada. Os resultados precisam chegar na Premier League e nas competições que estamos envolvidos. Agora temos que dar aos jogadores as melhores ferramentas para que eles cresçam, se sintam melhor e comecem a temporada em perfeitas condições –, adiantou.
- Chelsea x Wrexham – Kean Memorial Stadium – 19/07/2023
- Chelsea x Brighton – Lincoln Financial Field, na Filadélfia – 23/07/2023
- Chelsea x Newcastle – Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta – 27/07/2023
- Chelsea x Fulham – FeDex Field, em Maryland – 30/07/2023
- Chelsea x Borussia Dortmund, em Chicago – 03/08/2023