Mats Hummels – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Mats Hummels é um zagueiro alemão que atua pelo Borussia Dortmund. Além disso, Hummels nasceu em Bergisch Gladbach. O jogador tem 1,91 m de altura, chuta com o pé direito e é considerado um dos principais zagueiros da última década.

Atualmente, o zagueiro utiliza a camisa 15 dos Aurinegros. Durante a sua carreira, seus principais talentos foram a boa qualidade técnica, com um bom passe e uma visão de jogo acima da média para um zagueiro. Além disso, na marcação o zagueiro sempre se destacou no bom posicionamento e na leitura de jogo.

Mats Hummels – Início de carreira

Mats Hummels começou nas categorias de base do Bayern de Munique, entrando na equipe juvenil em 2003. Posteriormente, em janeiro 2005, o jogador subiu para a equipe sub-19. Pela equipe, Hummels jogou 33 partidas e marcou oito gols.

Assim, em junho de 2006, foi enviado para o FC Bayern 2. Na equipe B dos Bávaros, Hummels atuou em 42 oportunidades, marcando cinco gols. Depois, já em janeiro de 2007, observando que o atleta era acima da média no segundo time, o Bayern chamou o jogador para o time principal. Com isso, o zagueiro fez parte do elenco campeão da Bundesliga 2007/08.

Com o destaque no Bayern de Munique, Hummels era constantemente convocado pelas seleções de base. Pela Alemanha sub-21, o zagueiro participou de 21 jogos e marcou cinco gols. Além disso, pela seleção de base, foi campeão da Eurocopa sub-21. 

Trajetória, conquistas e highlights de Mats Hummels

Apesar de apresentar grande potencial, Hummels jogava muito pouco pela equipe de Munique. Portando, em 2008, o jogador foi emprestado no mercado da bola para o Borussia Dortmund.

Ao final da temporada, o empréstimo se encerrou e o jogador retornou a equipe bávara. Porém, haviam rumores que os Aurinegros se interessaram no futebol de Hummels e gostariam de contar com o jogador de forma definitiva.

Portanto, em julho de 2007, a equipe de Dortmund pagou quatro milhões de euros ao Bayern e adquiriu o jogador no mercado de transferências.

Borussia Dortmund

Assim, Mats Hummels, voltou ao Borussia e escreveu uma bonita página em sua carreira, fazendo parte de um dos melhores times da história dos Aurinegros. Treinado por Jürgen Klopp, o zagueiro era um dos pilares da equipe bicampeã alemã, junto com Lewandowski e Mario Götze. 

Além de ser campeão das Bundesligas 2010/11 e 2011/12, Hummels, que era o capitão da equipe, conquistou uma Copa da Alemanha (2011/12) e duas Supertaças da Alemanha (2013/14 e 2014/15).

Um dos momentos de maior tristeza do jogador com a camisa do BVB ocorreu em 2013. Na época, os Aurinegros, após uma emocionante campanha, foram vice campões da Europa, perdendo o título para o rival Bayern de Munique.

Ainda sim, Hummels era um dos grande ídolos da torcida, considerado o líder do time. Ao todo, em sua primeira passagem pelo clube, o zagueiro disputou 306 jogos e marcou 25 gols.

Bayern de Munique

Depois, no final da temporada 2015/16 surgiram rumores de que o Bayern estava apalavrado com Hummels e iria contratar o jogador no próximo mercado de transferências.

Na época, torcedores do BVB ficaram revoltados, e acusaram o jogador de traição. Uma cena marcante desse momento foi uma faixa na torcida dos Aurinegros com a frase: “O capitão abandona o barco”.

Dessa forma, o jogador saiu pelas portas dos fundos do Borussia e foi contratado pelo Bayern de Munique pelo valor de 35 milhões de euros no mercado da bola.

Pelos bávaros, o zagueiro fez 118 partidas, com oito gols e nove assistências. Além disso, Hummels conquistou mais três Bundesligas (2016/17, 2017/18 e 2018/19), uma Copa da Alemanha (2018/19) e três Supertaças da Alemanha (2016/17, 2017/18 e 2018/19).

No final de sua passagem, o zagueiro caiu fisicamente, perdendo espaço no time titular e consequentemente se tornando reserva.

Retorno ao Borussia

Depois, no mercado da bola do início da temporada 19/20, surgiram rumores afirmando que o Bayern gostaria de negociar o jogador. Com isso, o Borussia Dortmund desembolsou 30 milhões de euros e repatriou Mats Hummels no mercado de transferências.

Pior fisicamente, o zagueiro teve muitos problemas com lesões e não conseguiu repetir as boas atuações da sua primeira passagem. Ainda sim, Hummels foi campeão da Copa da Alemanha 2020/21 e da Supertaça da Alemanha 2019/20. Até então, o jogador participou de 121 partidas, com oito gols e seis assistências. Ao todo, com a camisa do Borussia Dortmund ele possui 427 jogos, 32 gols e 22 assistências.

Seleção alemã

Pela Alemanha, Hummels foi campeão da Copa do mundo de 2014. O jogador também participou do mundial em 2018. Em Copas do Mundo, o zagueiro participou de oito partidas e marcou dois gols. Por fim, com a camisa de seleção alemã, o atleta jogou 76 vezes, fazendo cinco gols e dando sete assistências.

Transferência e mercado da bola de Mats Hummels

Por fim, o contrato de Hummels com o BVB se encerra em junho de 2023. Até onde se sabe, o clube não tem interesse em negociar o jogador no mercado da bola. Em relação à renovação, vai depender muito do desempenho do jogador na próxima temporada.