Matheus Martins disputou a Championship (segunda divisão inglesa) inteira pela primeira vez. Atuou 39 vezes pelo Watford, sendo 20 como titular, marcou cinco gols e deu duas assistências.
De férias, o atacante revelado no Fluminense deu uma entrevista ao “Charla Podcast” em que manifestou seu descontentamento com a ausência do VAR na Championship.
— É muito ruim. Lá não marcam faltas que marcam no Brasil. A porrada rola, não tem falta. O João Pedro [o brasileiro do Brighton jogou antes com Matheus no Watford] já fala para mim: ‘Essas faltas de costas não cai não, porque os caras não marcam'. O cara tem que pisar na canela para dar falta.
Matheus Martins também afirmou que o atleta que atua na Championship consegue jogar em qualquer lugar do mundo. E deu seu palpite sobre o porquê a segunda divisão não aderiu à arbitragem de vídeo.
— Em termos de qualidade, a Premier League tem muito mais. Mas lá (na Championship) não tem VAR, então a porrada ‘come'. É cultural, não deixam botar o VAR na Championship para não tirar o charme da competição. Tem poucas bolas do lado de fora.
— Lá, nos 90 minutos, você não sabe quem ganhou o jogo ainda, porque o jogo é pegado e não para. Aqui no Brasil, dá cinco de acréscimo, o cara cai no chão. Lá o jogo corre, é loucura até o último minuto.
Matheus Martins sobre a segunda divisão inglesa
Matheus Martins revela planos para o futuro no mercado

O ponta foi contratado pela Udinese em dezembro de 2022 e logo em seguida foi emprestado ao Watford. Os dois clubes europeus possuem o mesmo dono, o milionário italiano Giampaolo Pozzo.
— Fui comunicado do empréstimo antes de fechar. Eles me deram a opção de jogar na Inglaterra ou na Itália e acabou que preferi jogar na Inglaterra. Até porque já tinha o João Pedro no Watford e acho que seria bom para a minha adaptação.
— Também já estaria na Inglaterra, a um passo da Premier League. O dono também queria que eu fosse para lá. Fui para a Udinese fazer exame, tirar foto e fazer a apresentação. Conheci o clube e fui direto para o Watford.
Em maio, a PL Brasil noticiou que Matheus Martins atrai interesse de clubes da Premier League e da Alemanha. No “Charla Podcast”, o brasileiro revelou onde quer jogar.
— Quero dar o próximo passo: jogar na Premier League. Se o Watford quiser me comprar, também topo. O campeonato lá é bom, praticamente a Inglaterra toda vê. Acaba que os jogadores que não jogam no City ou no United descem para jogar emprestado, então a liga fica forte.