Como Matheus Cunha escapou de punição maior na Premier League

5 minutos de leitura

O brasileiro Matheus Cunha, do Wolverhampton, se envolveu em incidente após o jogo contra o Ipswich Town em 14 de dezembro na Premier League. Na ocasião, ele acertou cotovelada e arrancou os óculos de um dos seguranças dos Tractor Boys.

O atacante foi acusado de “má conduta” pela Federação Inglesa (FA) e, em 31 de dezembro, a entidade o sentenciou a cumprir dois jogos de suspensão e pagar multa de 80 mil libras (R$ 607 mil) pelo ocorrido.

No entanto, a punição do camisa 10 dos Wolves poderia ser maior, conforme detalhou o órgão em documento oficial. A princípio, o jogador deveria se abster de três partidas e pagar 120 mil libras (R$ 910 mil).

A comissão reguladora do futebol inglês aplicou redução na penalidade devido ao seu pedido de desculpas “sincero”, histórico de boa disciplina e proposta de compra de um novo óculos para o segurança afetado.

O que diz Matheus Cunha?

Em depoimento, Matheus Cunha afirmou que o incidente “não condiz com seu caráter” e não foi intencional ou premeditado. O brasileiro disse ter visto o colega de equipe Rayan Ait-Nouri cercado de seguranças do Ipswich sem nenhuma razão aparente e foi ajudar o companheiro.

— De repente, fui cercado por muitas pessoas. Senti como se estivesse sendo empurrado pelos seguranças do Ipswich e empurrei de volta na tentativa de me afastar deles e me proteger. Nunca foi minha intenção atingir o segurança e certamente não quis dar uma cotovelada nele. Só queria deixá-lo longe do Rayan –, declarou o atacante.

Matheus Cunha em jogo dos Wolves na Premier League
Matheus Cunha em jogo dos Wolves na Premier League (Foto: Colorsport/Imago)

Sobre arrancar os óculos do profissional, Matheus Cunha explicou ter sido “no calor do momento”.

— Ele se virou e colocou as mãos na minha camisa. Eu gritei para parar, mas ele continuou. Ele é muito maior que eu, e eu estava cercado, principalmente pelo pessoal do Ipswich. Lembro de me sentir bastante ameaçado na hora. Então, em um esforço para fazer ele soltar minha camisa, lamentavelmente estendi a mão e agarrei os óculos dele. Sei que foi errado e assumo total responsabilidade por minhas ações –, disse.

A primeira partida de punição foi cumprida, e o astro não participou da derrota dos Wolves para o Nottingham Forest em casa por 3 a 0 na segunda-feira (6), pela Premier League.

Como a sentença se aplica em qualquer competição inglesa, Matheus Cunha também não estará à disposição no jogo contra o Bristol City no sábado (11), no Ashton Gate, pela Copa da Inglaterra.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.