Matheus Cunha é o brasileiro com mais gols na Premier League 2023/24; Veja ranking

4 minutos de leitura

Richarlison? Gabriel Jesus? Martinelli? João Pedro? Rodrigo Muniz? Nada disso. O brasileiro que terminou a temporada 2023/24 da Premier League com mais gols foi o atacante Matheus Cunha, do Wolverhampton.

Cunha encerrou seu segundo ano no futebol inglês com 12 gols marcados em 31 jogos, 28 deles como titular. É um grande feito para o brasileiro que, apesar de ser atacante, nem sempre jogou como centroavante dos Wolves.

Por mais de uma vez, Cunha foi escalado como segundo atacante no esquema de Gary Mc’Oneil, posicionado quase como um meia à frente dos volantes. Hwang jogou mais vezes numa posição adiantada do campo.

Por isso, ele também conseguiu dar sete assistências ao longo da temporada.

Matheus Cunha na Premier League 2023/24

  • 31 jogos (28 como titular)
  • 12 gols
  • 7 assistências

São números bem melhores do que no primeiro ano de Cunha no Wolves. Ele chegou em janeiro de 2023, por empréstimo, e marcou apenas duas vezes em 17 jogos. Mesmo assim, foi contratado do Atlético de Madrid por 50 milhões de euros.

A boa fase valeu a Matheus Cunha um retorno à seleção brasileira ainda no início da temporada. Ele foi convocado para as primeiras duas rodadas das Eliminatórias, contra Bolívia e Peru, e entrou no segundo tempo da partida contra os bolivianos, na qual o Brasil goleou por 5 a 1.

Com seu desempenho, o brasileiro desbancou outros atacantes brasileiros na corrida pela artilharia. Richarlison foi o que chegou mais perto; mas outros nomes badalados, como Gabriel Jesus, Martinelli e João Pedro, ficaram longe do camisa 12 do Wolverhampton.

Ranking de brasileiros que marcaram na Premier League

  1. Matheus Cunha – 12 gols
  2. Richarlison – 11 gols
  3. João Pedro – 9 gols
  4. Rodrigo Muniz – 9 gols
  5. Douglas Luiz – 9 gols
  6. Bruno Guimarães – 7 gols
  7. Gabriel Martinelli – 6 gols
  8. Willian – 4 gols
  9. Gabriel Jesus – 4 gols
  10. Gabriel Magalhães – 4 gols
  11. Lucas Paquetá – 4 gols
  12. Thiago Silva – 3 gols
  13. Andreas Pereira – 3 gols
  14. Carlos Vinícius – 2 gols
  15. Joelinton – 2 gols
  16. Danilo – 2 gols
  17. João Gomes – 2 gols
  18. Casemiro – 1 gol
  19. Vinícius Souza – 1 gol
  20. Antony – 1 gol
  21. Emerson Royal – 1 gol
Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]