Mateta classificou a França, ‘fez chover’ na Premier League e joga com brasileiro

5 minutos de leitura

Antes do duelo entre França e Argentina nas quartas de final das Olimpíadas, Jean-Philippe Mateta citou o canto racista ecoado pelos jogadores argentinos depois do título da Copa América, que atacava atletas franceses com descendência africana.

— A Argentina é a última campeã mundial, um time que sempre termina na final dos torneios que joga. Com o que aconteceu recentemente, todos os franceses estão tocados por isso. Vamos ver o que acontece nas quartas de final.

Coube a Mateta, atacante do Crystal Palace, marcar o gol da classificação francesa em Bordeaux. Logo no primeiro ataque francês, aos cinco minutos de jogo, Michael Olise cobrou um escanteio na cabeça do centroavante, que desviou e colocou a bola no fundo das redes.

Quem é Mateta?

Mateta nasceu em Sevran, um subúrbio de Paris. É filho de mãe francesa e pai congolês, que jogou profissionalmente no Congo e na Bélgica. Em setembro de 2016, Mateta assinou com o Lyon, mas passou dois anos conturbados. Primeiro ele jogou no time B e no final do contrato foi emprestado ao Le Havre (da segunda divisão francesa).

Em 29 de junho de 2018, Mateta se transferiu para o Mainz, da segunda divisão alemã. O centroavante francês chegou com o status de contratação mais cara da história do clube. Seu grande momento pelo time alemão foi um hat-trick na goleada por 5 a 0 sobre o Freiburg. Ao todo, foram 27 gols e cinco assistências em 71 jogos em terras alemãs.

Chegada ao Crystal Palace

Mateta Crystal Palace
Mateta comemorando gol pelo Crystal Palace (Foto: Icon Sport)

Em janeiro de 2021, Mateta assinou com o Crystal Palace por empréstimo de 18 meses e fechou um acordo permanente no final de janeiro de 2022. Durante a temporada 2022/23, o centroavante ficou restrito a apenas seis jogos na Premier League, com Odsonne Édouard como atacante titular dos Eagles.

Em 1º de abril de 2023, Mateta saiu do banco e marcou um gol da vitória de última hora contra o Leicester, garantindo que o Crystal Palace encerrasse sua sequência de 13 partidas sem vitórias na Premier League com o retorno de Roy Hodgson ao clube, e encerrou uma sequência pessoal de 28 jogos sem marcar.

Redenção

A sua redenção foi acontecer mesmo no final do ano passado. Depois de marcar em jogos consecutivos contra Manchester City e Liverpool em dezembro de 2023, Mateta ganhou a titularidade da posição e deslanchou com a chegada do técnico Oliver Glasner em fevereiro deste ano.

Mateta marcou quatro vezes nas primeiras seis partidas de Glasner no comando do Crystal Palace. Em abril, ele estufou as redes duas vezes consecutivas, em vitórias sobre West Ham e Newcastle. Pouco depois, ele foi eleito o Jogador do Mês da Premier League pela primeira vez na carreira.

Mateta e Bruno Guimarães em campo pela Premier League. Foto: Icon Sport

Em 6 de maio, Mateta marcou na goleada por 4 a 0 sobre o Manchester United, se tornando o primeiro jogador da Premier League a marcar em cada um dos seis primeiros jogos em casa de um técnico por um clube desde Alan Shearer por Kevin Keegan no Newcastle em 1997.

Além disso, o francês se tornou o primeiro atleta do Crystal Palace a estufar as redes em seis partidas consecutivas na primeira divisão do Campeonato Inglês, quebrando o recordo de cinco de Mark Bright.

Mateta encerrou a temporada sendo eleito o melhor jogador do clube, o primeiro francês a receber o prêmio. Ele também foi o artilheiro do Crystal Palace com 16 gols.

Relação com o Brasil

O centroavante francês de 27 anos tem relação com o Brasil. Além de jogar com Matheus França no Crystal Palace, o escolhido a dedo pelo técnico Thierry Henry como um dos três jogadores acima dos 23 anos para defender a França no futebol masculino nas Olimpíadas de Paris viveu um “rolê aleatório” no Rio de Janeiro antes de se apresentar para a competição.

Pouco mais de um mês antes dos Jogos Olímpicos, o atacante aproveitou as férias na Cidade Maravilhosa e fez trabalhos físicos com Rafael Winicki, que trabalhou como preparador físico do Flamengo de 2020 a 2022, para manter a forma.

Mateta já havia feito alguns trabalhos físicos no Rio de Janeiro com o ex-meia Diego Ribas e, com Winicki, também esteve com Patrick de Paula, do Botafogo, Vitinho, do Al-Shabab, e Igor Silva, do Lorient.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.