Jean-Philippe Mateta chega para ser o homem-gol do Crystal Palace

Francês buscará provar o seu valor na Premier League

0
289
Mateta Crystal Palace
Divulgação/Crystal Palace

O Crystal Palace vive mais uma temporada na Premier League com a preocupação primordial de se manter na elite. Com o baixo desempenho de seus atacantes, o clube foi buscar na Bundesliga Jean-Philippe Mateta, na esperança do francês ser homem-gol da equipe.

O atacante chega à princípio por empréstimo até o fim da temporada com uma cláusula de opção de compra. Portanto, o Crystal Palace pode exercer essa cláusula ao fim da sua estadia em Londres.

Jean-Philippe Mateta tem 23 anos e vive o seu melhor momento na carreira em termos de desempenho. Jogando pelo Mainz 05, ele somou 10 gols em 17 partidas na temporada. Alto e imponente no termo físico, Mateta buscará dividir a responsabilidade ofensiva com o craque do time inglês Wilfried Zaha.

Oportunidade em meio à crise ofensiva

O Palace convive com a má fase de seus atacantes. Jordan Ayew, que foi um dos destaques do time na temporada passada, tem apenas 1 gol em 15 partidas. Christian Benteke tem 3 gols marcados e Michy Batshuayi não converte uma chance desde o seu retorno aos Eagles.

Isso faz com que os pontas do time fiquem sobrecarregados na fase ofensiva. Wilfried Zaha é o artilheiro do time na Premier League, com 8 gols. Eberechi Eze, recém-contratado vindo do Queens Park Rangers, tem 2 gols marcados até aqui.

Jean-Philippe Mateta buscará ser essa referência no ataque. Com 1.92m, será interessante acompanhar o seu encaixe no jogo direto de Roy Hodgson, ainda mais com dois pontas que buscam incessantemente a profundidade pelos lados do campo.

Leia mais: Crystal Palace: a história, os títulos e os artilheiros dos Eagles

Características podem beneficiar o contexto

Apesar de sua altura, o francês não é um atacante fixo. Ele gosta de sair da área e acompanhar o desenrolar do processo ofensivo vindo de trás. Nessas situações, é muito bom em atacar o espaço nas costas dos zagueiros adversários.

Em um time que não tem muita qualidade ao criar chances de gol – O Mainz 05 tem apenas 7.9 passes-chave por jogo na temporada – Mateta é importante no sentido de estar presente nesses momentos. Ele sempre procura estar envolvido.

Acima de tudo, sua velocidade e imposição física se torna um conjunto precioso para incomodar o oponente e gerar situações de gols para o seu time. No entanto, precisa ser ainda mais letal com relação às suas oportunidades, visto que é o líder em grandes chances perdidas na Bundesliga 2020/21, com 12.

Jogar na Premier League é um grande salto em sua carreira. Em conclusão, Jean-Philippe Mateta tem tudo para apresentar um bom desempenho na liga, em um time que pode explorar bem as suas características.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • CRAQUES QUE NUNCA GANHARAM A PREMIER LEAGUE