Ex-Premier League, Mata escolhe combinado entre Inglaterra e Espanha sem ingleses

5 minutos de leitura

O meia Juan Mata deu declarações polêmicas sobre a decisão da Eurocopa deste domingo (14) entre Inglaterra e Espanha. O espanhol jogou por Chelsea e Manchester United de 2011 a 2022.

Em entrevista à rádio inglesa “talkSPORT”, o jogador, atualmente sem clube, montou um time combinado entre as duas seleções. Mas não escolheu nenhum jogador inglês.

Mata clubista entre Inglaterra e Espanha

Depois de ser destaque no Valencia, o meio-campista foi contratado pelo Chelsea em 2011 por 26 milhões de euros. Três anos depois, foi ao Manchester United por 45 milhões de euros.

Seus 11 anos de Premier League, no entanto, ainda assim não lhe fizeram escolher nenhum jogador inglês ao ser perguntado sobre um time combinado entre as duas seleções.

Mata em ação pelo Chelsea na Premier League de 2013
Mata em ação pelo Chelsea na Premier League de 2013 (Foto: Icon Sport)

Mata teve a tarefa de nomear um 11 ideal a partir dos titulares regulares de ambos os times. Ele então escalou Unai Simón, Dani Carvajal, Aymeric Laporte e Robin Le Normand na defesa, à frente de Jordan Pickford, Kyle Walker, John Stones e Marc Guehi, sem qualquer hesitação.

Em seguida, ele precisou escolher entre seu ex-companheiro de Manchester United, Luke Shaw, e o espanhol Marc Cucurella, um dos grandes destaques de toda a competição.

— Adoro Luke, mas hoje e no domingo, Cucurella — afirmou à talkSPORT.

Indo ao meio-campo, ele pensou em colocar Mainoo, jovem destaque do seu ex-time, mas preferiu Fabián Ruíz:

— Adoro Mainoo, o que ele fez pelo United é incrível, assim como sua idade. Mas Fabián Ruiz, ele está tendo uma ótima Euro.

As escolhas ‘inacreditáveis' de Mata

Depois de deixar de lado a dupla do Manchester United, o espanhol passou por escolhas duvidosas do meio para frente. Ele entende que Rice e Rodri são dois dos melhores volantes do mundo, mas escolheu o espanhol, de maneira justa.

Mas à frente de Rodri e Fabián Ruíz, preferiu Dani Olmo a Jude Bellingham — candidato à Bola de Ouro. Mais à frente, preferiu Lamine Yamal a Bukayo Saka. E justificou:

— Saka é incrível, e você conhece o nível dele no Arsenal há alguns anos. Mas acho que todos nós admiramos Lamine.

Saka em ação pela Inglaterra (Foto: Icon Sport)

E surpreendentemente, ele não hesitou quando perguntado se Harry Kane ou Phil Foden entrariam no time no lugar de Álvaro Morata ou Nico Williams. Ele se manteve fiel ao seu país e completou o time inteiro com apenas jogadores espanhóis.

Dessa forma, o combinado entre Espanha e Inglaterra para Juan Mata ficou com: Unai Simón, Dani Carvajal, Aymeric Laporte, Robin Le Normand, Marc Cucurella; Rodri, Fabián Ruíz, Dani Olmo; Yamal, Morata, Nico Williams.

Depois de escolher seu time combinado, o jogador também foi convidado a dar seu palpite para o confronto. Ele afirmou que será uma partida dura, mas que seus compatriotas serão campeões, assim como ele foi em 2012.

— Gostaria de 2 a 1 para a Espanha na prorrogação, então 1 a 1 em 90 minutos e depois prorrogação com um gol no final — completou.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]