Mason Greenwood: como a joia inglesa pode ajudar o Manchester United

Jogador vem aproveitando as chances que recebeu de Solskjaer

1
448
Marc Atkins Collection Getty Images Sport
Marc Atkins Collection Getty Images Sport

O Manchester United vive mais uma temporada complicada. Entretanto, mesmo em um momento de crise, o torcedor ainda tem uma esperança para não deixar sua fé no time morrer: Mason Greenwood.

Mason Greenwood: como a joia inglesa pode ajudar o Manchester United 

Com dois gols em três partidas na Europa League, Greenwood dá sinais de que pode ser muito útil e valioso para contribuir com uma mudança de cenário em Old Trafford.

O atacante de 18 anos foi revelado nas categorias de base do United e é natural de Bradford, cidade do norte da Inglaterra.

Dribles

Suas características de jogo chamam a atenção, ao trazer recursos de habilidade para um time que não tem tido sucesso nos duelos ofensivos. Segundo o site WhoScored, o Man United é apenas o 10º time em dribles por jogo na temporada. O time fica atrás de equipes como Everton, Southampton e Crystal Palace.

Martial é o jogador do United com a melhor média de dribles na temporada (1.9). Além do francês, apenas Rashford, McTominay e Wan-Bissaka têm média superior a um drible por partida em todo o elenco.

Greenwood certamente pode ser uma opção muito válida para um ataque menos estático e com uma melhor capacidade de decisão em uma liga tão tática e que oferece cada vez menos espaços.

Posicionamento

Mason Greenwood Manchester fifa 20 Catherine Ivill Collection Getty Images Sport
(Credit Catherine Ivill Collection Getty Images Sport)

Solskjaer tem utilizado uma espécie de 4-2-3-1, com Rashford, Martial e James comandando o setor ofensivo, com Andreas Pereira na região central, à frente dos volantes Fred e McTominay.

Sem Pogba, a qualidade no passe sofre um forte declínio e mesmo com três jogadores de muita velocidade no último terço, tem apenas o oitavo pior ataque da temporada (13 gols).

Apresentadas as deficiências ofensivas da equipe, onde Greenwood se encaixa?

Considerando que Rashford é o jogador mais importante do ataque, a velocidade e a boa visão de jogo de Daniel James e a instabilidade de Martial, embora conheçamos a sua qualidade principalmente para finalização, quem sairia para a entrada do jovem atacante no time titular? Em sua posição mais eficiente – o lado direito do ataque.

Na Europa League, onde tem atuado com mais regularidade desde o início da partida, Mason tem jogado como atacante pela direita. Aliás, ele usa os dribles no um contra um como sua principal arma para desequilibrar.

Contra o Partizan, mais um gol pelo lado direito ao receber na entrada da pequena área e tirar o goleiro e o defensor adversário com um simples drible antes de rematar para o gol, de canhota, seu “pé mais forte”.

Leia mais: A falta de sucesso está refletindo nas finanças do Manchester United?

Marc Atkins Collection Getty Images Sport
Marc Atkins Collection Getty Images Sport

Entretanto, embora a sua força técnica seja maior na perna esquerda, vale lembrar que sua juventude permite a sua evolução nas diferentes áreas do campo.

Sendo um atacante de lado de campo que jogue com o pé contrário, ele pode assim usufruir de um movimento diagonal. Isso permite dribles em direção ao gol e triangulações com Rashford, potencializando a velocidade e a habilidade de dois talentosos atacantes.

Vale lembrar que, contra o Rochdale, pela Copa da Liga Inglesa, Greenwood também marcou um gol de pé esquerdo, após ajeitar com o pé direito. Ou seja, uma de suas principais virtudes a serem aprimoradas é o bom uso do seu pé mais fraco, tornando-o ainda mais promissor.

Leia mais: Daniel James: o começo animador da grande aposta do Manchester United

Some a isso, sua criatividade e a eficiência de seu jogo sem bola e Solskjaer terá um jogador que também pode contribuir na fase construtiva da equipe, que sofre quando Pogba não está em campo.

Portanto, embora muito jovem e em um cenário de crise, Greenwood pode ser uma grata surpresa em Old Trafford. Em um clube que tem histórico de revelar grandes jogadores, existe um garoto pedindo passagem e merecendo atenção.

Siga a PL Brasil no Youtube

YOUTUBE: LEICESTER PODE TERMINAR NO G4?

Não há posts para exibir

1 COMENTÁRIO

  1. Ele é canhoto, mas bate com as duas pernas. Tanto que bate penalti com a perna direita e muita gente não sabia se ele era canhoto ou ambidestro.

Comments are closed.