O Manchester United vive mais uma temporada complicada. Entretanto, mesmo em um momento de crise, o torcedor ainda tem uma esperança para não deixar sua fé no time morrer: Mason Greenwood.
Mason Greenwood: como a joia inglesa pode ajudar o Manchester United
Com dois gols em três partidas na Europa League, Greenwood dá sinais de que pode ser muito útil e valioso para contribuir com uma mudança de cenário em Old Trafford.
O atacante de 18 anos foi revelado nas categorias de base do United e é natural de Bradford, cidade do norte da Inglaterra.
Dribles
Suas características de jogo chamam a atenção, ao trazer recursos de habilidade para um time que não tem tido sucesso nos duelos ofensivos. Segundo o site WhoScored, o Man United é apenas o 10º time em dribles por jogo na temporada. O time fica atrás de equipes como Everton, Southampton e Crystal Palace.
Martial é o jogador do United com a melhor média de dribles na temporada (1.9). Além do francês, apenas Rashford, McTominay e Wan-Bissaka têm média superior a um drible por partida em todo o elenco.
Greenwood certamente pode ser uma opção muito válida para um ataque menos estático e com uma melhor capacidade de decisão em uma liga tão tática e que oferece cada vez menos espaços.
Posicionamento
Solskjaer tem utilizado uma espécie de 4-2-3-1, com Rashford, Martial e James comandando o setor ofensivo, com Andreas Pereira na região central, à frente dos volantes Fred e McTominay.
Sem Pogba, a qualidade no passe sofre um forte declínio e mesmo com três jogadores de muita velocidade no último terço, tem apenas o oitavo pior ataque da temporada (13 gols).
Apresentadas as deficiências ofensivas da equipe, onde Greenwood se encaixa?
Considerando que Rashford é o jogador mais importante do ataque, a velocidade e a boa visão de jogo de Daniel James e a instabilidade de Martial, embora conheçamos a sua qualidade principalmente para finalização, quem sairia para a entrada do jovem atacante no time titular? Em sua posição mais eficiente – o lado direito do ataque.
Na Europa League, onde tem atuado com mais regularidade desde o início da partida, Mason tem jogado como atacante pela direita. Aliás, ele usa os dribles no um contra um como sua principal arma para desequilibrar.
Contra o Partizan, mais um gol pelo lado direito ao receber na entrada da pequena área e tirar o goleiro e o defensor adversário com um simples drible antes de rematar para o gol, de canhota, seu “pé mais forte”.
Leia mais: A falta de sucesso está refletindo nas finanças do Manchester United?
Entretanto, embora a sua força técnica seja maior na perna esquerda, vale lembrar que sua juventude permite a sua evolução nas diferentes áreas do campo.
Sendo um atacante de lado de campo que jogue com o pé contrário, ele pode assim usufruir de um movimento diagonal. Isso permite dribles em direção ao gol e triangulações com Rashford, potencializando a velocidade e a habilidade de dois talentosos atacantes.
Vale lembrar que, contra o Rochdale, pela Copa da Liga Inglesa, Greenwood também marcou um gol de pé esquerdo, após ajeitar com o pé direito. Ou seja, uma de suas principais virtudes a serem aprimoradas é o bom uso do seu pé mais fraco, tornando-o ainda mais promissor.
Leia mais: Daniel James: o começo animador da grande aposta do Manchester United
Some a isso, sua criatividade e a eficiência de seu jogo sem bola e Solskjaer terá um jogador que também pode contribuir na fase construtiva da equipe, que sofre quando Pogba não está em campo.
Portanto, embora muito jovem e em um cenário de crise, Greenwood pode ser uma grata surpresa em Old Trafford. Em um clube que tem histórico de revelar grandes jogadores, existe um garoto pedindo passagem e merecendo atenção.