Martínez é eleito o melhor goleiro do mundo no FIFA The Best

1 minuto de leitura

O goleiro do Aston Villa, Emiliano Martínez venceu o troféu de melhor goleiro masculino no The Best, da FIFA. O argentino foi um dos destaques na conquista de sua Seleção na Copa do Mundo de 2022, defendendo pênalti na final contra a França.

– É maravilhoso para minha carreira estar aqui. Vocês conhecem a minha história. A luta que foi chegar até aqui. O orgulho enorme para o meu país. Claro, ganhar uma Copa do Mundo depois de 36 anos é algo maravilhoso. A gente sabe a dificuldade que é. É uma coisa especialíssima para o país inteiro. Passamos por um ano economicamente muito conturbado. Então é um orgulho, uma forma de unir o país. Dedico para minha família, que me ajudou muito, a seleção argentina, técnico Lionel Scaloni que me deu oportunidade de jogar. É o sonho da minha vida toda – disse “Dibu” Martínez.

Quando as pessoas me perguntam quem são meus ídolos na vida, que goleiro eu admiro ou admirava quando criança, eu sempre digo: “Olha, ver minha mãe durante oito, nove horas fazendo faxinas e limpando casa, e meu pai, como trabalhou tanto como operário. Eles são meus grandes ídolos, completou o goleiro.

Martínez venceu na categoria que contava com Yassine Bounou, do Sevilla e da seleção do Marrocos, e Coutois, do Real Madrid e da seleção da Bélgica.

Os três finalistas foram escolhidos dentro de uma lista de 14 goleiros indicados por um esquadrão de ex-jogadores montado pela FIFA. Depois, treinadores e capitães de seleções, junto de jornalistas e torcedores cadastrados no portal da FIFA, escolheram o vencedor.

A FIFA passou a dar prêmios específicos para jogadores de cada posição em 2017. Desde então nunca houve um vencedor repetido. Confira:

  • 2017: Buffon (Juventus/Itália)
  • 2018: Courtois (Chelsea/Bélgica)
  • 2019: Alisson (Liverpool/Brasil)
  • 2020: Neuer (Bayern de Munique/Alemanha)
  • 2021: Mendy (Chelsea/Senegal)
  • 2022: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.