O Arsenal voltou a campo neste sábado (14) para enfrentar o Everton, no Emirates Stadium, em partida válida pela 16ª rodada da Premier League. O jogo acabou empatado sem gols.
Entre os brasileiros disponíveis, Gabriel Martinelli e Gabriel Magalhães foram titulares pelos mandantes, enquanto Neto, Jorginho e Gabriel Jesus eram opções no banco.
Críticas ao ataque do Arsenal
O time de Mikel Arteta dominou o jogo, mas teve dificuldades em criar oportunidades, principalmente no primeiro tempo. E isso rendeu críticas.
Nas redes sociais, a torcida dos Gunners mirou principalmente em Gabriel Martinelli e Kai Havertz para desferir seus apontamentos negativos.
“Havertz precisa parar de fazer ultrapassagens pelo lado. Ele é inútil fora da área”, disse um torcedor.
Arsenal needs a striker https://t.co/Cj7bs853ek
— Emmanuel DM #Realtor🔑 (@MsomiRealtySoln) December 14, 2024
“Nós precisamos de um centroavante”, indicou outro. O lado esquerdo de modo geral foi “cutucado” durante o jogo, o que incluía na contagem o meia Mikel Merino e o jovem lateral Myles Lewis-Skelly.
Havertz
Martinell
Merino
Why are they still in the field?— Nyathi (@che_useni) December 14, 2024
Durante as cobranças, um dos torcedores chegou a comparar o ponta brasileiro a Jack Grealish, do Manchester City — mas no sentido negativo.
ta se tornando um grealish 2.0
— xand (@seaoftears__) December 14, 2024
As dificuldades do Arsenal com bola rolando
Se por um lado o time de Arteta é uma das equipes mais perigosas da Premier League quando o assunto é bola parada, isso não tem se repetido nas criações com bola rolando.
Segundo a plataforma de dados “Opta Analyst”, os Gunners têm um dos piores números em criação de chances em toda a liga, retratados em gols esperados (xG). É o terceiro pior do campeonato.
Menores xG em situações de bola rolando nos últimos oito jogos da Premier League:
- Southampton – 0.66
- Nottingham Forest – 0.76
- Arsenal – 0.79
- Ipswich – 0.80
- Everton – 0.84
O padrão se manteve no confronto diante do Everton. Apesar de conseguir chegar ao gol com mais ímpeto do que em jogos anteriores, o time londrino não foi capaz de marcar.
Ao longo do jogo, o time de Arteta teve 77% de posse de bola e 1.42 de gols esperados em 13 finalizações.