Gabriel Martinelli é um dos principais jogadores do Arsenal e da Premier League na atualidade. O brasileiro se destaca por seu estilo de jogo ousado e corajoso. Suas características em campo apenas refletem como foi sua trajetória para se tornar um atleta profissional de renome, desde o início no Corinthians até à chegada inesperada em Londres.
A carreira de Martinelli é marcada por surpresas. O atacante de 21 anos surpreendeu quando chegou ao Arsenal com apenas 18 e logo começou a fazer parte do time na Premier League. Surpreendeu quando, de última hora, entrou na convocação do Brasil para a Copa do Mundo de 2022. Antes disso, porém, já havia surpreendido ao trocar o gigante Corinthians pelo modesto Ituano, nas categorias de base.
Ao site oficial dos Gunners, ele conta que a mudança foi forçada por uma situação familiar. Paulistano, Martinelli teve que abandonar sua vida na grande metrópole aos 14 anos para encarar o interior. A parada foi Itu, com cerca de 175 mil habitantes e a quase 100km de distância para a capital.
— Meu pai conseguiu um novo emprego minha vida mudou muito naquela época. O Corinthians é um clube muito grande. Eles estão acostumados a ganhar o tempo todo e lá é assim. Quando fui para o Ituano, no começo estávamos perdendo todos os jogos e foi difícil para mim. Eu não estava acostumado com isso. Era um clube onde passei sete ou oito anos da minha vida, depois mudei para um novo clube onde não tinha ninguém. Eu não conhecia ninguém e as coisas eram feitas de forma diferente —, revelou.
Gabriel Martinelli não esmoreceu mesmo com a brusca mudança no caminho. O jogador fez testes em clubes europeus e já aos 16 anos estreou profissionalmente marcando gols pelo Ituano. Em 2019, o Arsenal pagou seis milhões de libras (cerca de R$ 30 milhões) por sua contratação. Ele acredita que sua dificuldades no meio do caminho o ajudaram a chegar onde está.
— Talvez as provações que passei tenham me ajudado. O que eu sei é que em minha mente eu estava pronto para ingressar no Arsenal. Talvez na verdade eu não estivesse pronto, ainda era jovem, não falava a língua, mas não importava. Na minha cabeça eu sentia que estava pronto para isso. Eu também me saí bem no começo e isso me ajudou a ganhar confiança também —, pontuou.
👋 Welcome to Arsenal, Gabriel Martinelli 🇧🇷 pic.twitter.com/czlXdHpkQs
— Arsenal (@Arsenal) July 2, 2019
Leia mais:
‘Mago x Máquina’: Vinícius Jr e Haaland estampam capa de jornal antes de City x Real Madrid
Bastidores da ida para o Arsenal
Hoje diretor dos Gunners, Edu Gaspar ainda trabalhava na seleção brasileira quando o clube efetuou a contratação de Martinelli. O dirigente, porém, estava de malas prontas para Londres. O atual camisa 11 revelou que, em conversa quando estava em treinamentos da Seleção, Edu se ofereceu como porto seguro para sua adaptação na Inglaterra.
— Lembro da minha primeira conversa com o Edu. Eu estava com a seleção, enquanto o time se preparava para a Copa América em 2019. O negócio com o Arsenal ainda não estava fechado naquela época, e naquela época o Edu trabalhava para a seleção brasileira. Ele estava lá e nós estávamos conversando, ele disse que sabia que eu estava indo para o Arsenal e ele estaria lá muito em breve, e qualquer coisa que eu precisasse eu poderia falar com ele. Ele disse que só queria tornar minha vida o mais fácil possível lá. Foi muito legal da parte dele, é ótimo ter um cara assim que está sempre por perto e sempre feliz em me ajudar —, disse.

Gabriel Martinelli contou que sua adaptação ao Arsenal foi rápida e positiva, e que as estrelas do elenco foram primordiais para isso. Segundo ele, jogadores como Mesut Özil, Pierre-Emerick Aubameyang e Alexander Lacazette foram receptivos e carinhos com o brasileiro em sua chegada.
Hoje, o cria das categorias de base do Ituano se tornou uma das estrelas do Arsenal. É por Gabriel Martinelli que parte do sucesso do time de Arteta na temporada passa. Como seu ídolo Cristiano Ronaldo no início da carreira, o jogador faz da ponta-esquerda um verdadeiro inferno para os adversários, com dribles, gols e assistências.
Martinelli pelo Arsenal em 2022/23
- 45 jogos
- 15 gols
- 6 assistências