Martin Odegaard, ou apenas Odegaard, é um meio-campista norueguês que atualmente joga pelo Arsenal. O jogador nasceu em 1998 na cidade de Drammen, Noruega. Aliás, o meia ganhou fama mundial no começo da sua carreira após grandes atuações. Sempre cogitado no mercado da bola, chegou a ser chamado de “Novo Messi“.
Martin Odegaard – Início de carreira
Odegaard impressionou a todos com seu início de carreira tão precoce. Afinal, com apenas 14 anos o jogador começou a sua trajetória no mercado da bola e já treinava com o time profissional do Strømsgodset. No entanto, sua estreia aconteceu um tempo depois, em maio de 2014, quando o norueguês completou 15 anos.
Com isso, Odegaard se tornou o jogador mais jovem a entrar em campo na história do Campeonato Norueguês. Dessa forma, um mês depois o meia quebrou outro recorde, tornando-se o mais novo a marcar um gol em uma partida da competição.
Trajetória, conquistas e highlights de Martin Odegaard
Aos poucos e mesmo muito novo, Odegaard foi se consolidando no time titular do Strømsgodset. Sendo assim, o atleta chamava muita atenção por sua habilidade e uma visão de jogo muito apurada – tudo isso com apenas 15 anos. Inclusive, o atleta chegou a ser comparado com o craque argentino Lionel Messi, ganhando o apelido de “Novo Messi”. Desse modo, muitos clubes grandes da Europa foram atrás do jovem jogador, criando rumores sobre seu futuro e movimentando o mercado de transferências.
No Strømsgodset, Odegaard fez 25 jogos, marcou cinco gols e deu seis assistências. Sendo assim, em menos de seis meses de profissional, o meia foi convocado pela primeira vez para a Seleção Principal da Noruega. Assim, o atleta atuou durante os 90 minutos do empate sem gols contra os Emirados Árabes Unidos.
Desse modo, Odegaard quebrou mais um recorde, dessa vez ao se tornar o jogador mais jovem a atuar pela Seleção Norueguesa, com 15 anos e 253 dias.
https://youtu.be/hJNJw8DI4Bw
Transferências e mercado da bola – Martin Odegaard
Portanto, ao voltar para o clube norueguês, o Real Madrid venceu a concorrência de Bayern de Munique, Manchester United e Barcelona, finalizando os rumores e fechou com o jogador. Dessa maneira, os Merengues desembolsaram 2,8 milhões de euros para contar com o meia. Inicialmente, Odegaard chegou para atuar no time B da equipe.
Em 23 de maio de 2015, na última partida do Campeonato Espanhol, o meia fez sua estreia no time principal do Real Madrid contra o Getafe. Assim, se tornou o atleta o mais jovem a atuar pelos Merengues, com 16 anos, cinco meses e seis dias.
No entanto, muito devido a pouca idade, o meia não conseguiu se firmar no time principal do clube. Sendo assim, teve mais uma movimentação no mercado de transferências: o jogador foi emprestado para o Heerenveen. Por lá, Odegaard também não fez grandes partidas. Desse modo, foi repassado para o Vitesse, onde conseguiu recuperar o bom futebol e voltou a mostrar que poderia ser um craque.
Real Sociedad
Mesmo com as boas atuações, o norueguês ainda não tinha espaço no Real Madrid. Assim, foi emprestado para a Real Sociedad. No clube espanhol, o meia conseguiu se firmar como um grande jogador e passou de eterna promessa para uma realidade. Como um dos principais nomes do mercado da bola na época, o jogador foi um dos nomes da equipe na conquista da Copa del Rey.
Com isso, o antigo técnico do Real Madrid, Zidane pediu o retorno do norueguês. Contudo, mais uma vez Odegaard decepcionou e não conseguiu apresentar um bom futebol.
No entanto, os dias do meia nos Merengues estão chegando ao fim, e o mercado de transferências pode ficar agitado. Posto que, segundo o jornal “AS”, há rumores de que o Arsenal quer movimentar o mercado da bola. Sendo assim, o clube inglês está muito perto de contratar o jogador por cerca de 50 milhões de euros.
Arsenal
Terminando o empréstimo com a Real Sociedad, Martin Odegaard retornou ao Real Madrid. Mas o Clube Merengue não contava com o jovem. Assim, ele foi reemprestado, dessa vez ao Arsenal que pagou 2 milhões de euros em janeiro de 2021. O jogador se saiu tão bem, que no fim da temporada 2020/21, em agosto, os Gunners pagaram 35 milhões de euros para mantê-lo em definitivo.
De fato, Martin Odegaard se tornou um dos jogadores-chave do time treinado por Mikel Arteta no Arsenal.
Seleção Norueguesa
Na Seleção Norueguesa, Odegaard, ao lado de Haaland, comanda uma promissora geração, talvez a melhor de todos os tempos. Inclusive, mesmo com apenas 22 anos, o meia é o capitão da equipe.