Marquinhos – Mercado da bola, transferências, rumores e estatísticas

Com o fim da temporada, os clubes tentam melhorar ao máximo o seu plantel nesse mercado de transferências. Dessa forma, o brasileiro Marquinhos, do PSG, se tornou um dos melhores defensores do mundo atualmente e consequentemente, os rumores sobre sua saída aumentam. Então, acompanhe aqui na Premier League Brasil tudo sobre o mercado da bola, as transferências, rumores e estatísticas.

Marquinhos: O início de sua carreira

Antes de mais nada, Marcos Aoás Corrêa nasceu em São Paulo e aos oito anos começou nas categorias de base da equipe paulista, o Corinthians.

Antes de estrear pelo time profissional em 2012, venceu a Copa São Paulo de Futebol Júniors, sendo um dos destaques da equipe. Assim, o mercado da bola já ficou de olho no jovem.

Trajetória, conquistas e highlights da carreira

De antemão, nesse mesmo ano subiu para o profissional e o treinador da época, Tite, já o incluiu na lista da Conmebol Libertadores. Com isso, o defensor conquistou a Glória Eterna, mesmo sem entrar em campo, vencendo o seu primeiro título em grande estilo.

Logo depois de conquistar a América do Sul, a Roma foi para o mercado da bola e pagou 8,2 milhões de reais para levá-lo para Itália. Assim, não demorou para o jovem se encaixar na equipe da capital italiana e já garantiu o seu lugar na zaga. Com uma ótima qualidade para sair jogando com a bola nos pés. Assim, o zagueiro se valorizou bastante no mercado de transferências.

Na sequência, sua carreira mudou completamente e aos poucos se tornava aquele capitão que conhecemos hoje. Dessa maneira, um ano depois de sua passagem na Itália (em 2013), o PSG trouxe o Marquinhos para fazer parte desse grande projeto que estavam montando. Com uma escolha certeira naquele mercado de transferências, pagaram em torno de 31,4 milhões de euros para contar com seus serviços.

Em síntese, o jogador de 28 anos (atualmente) estreou simplesmente marcando na Champions League, na goleada por 4 x 1 contra o Olympiacos, da Grécia.

Nesse ínterim, aprendeu muito com o seu compatriota Thiago Silva e formaram uma grande dupla na zaga da equipe parisiense, por muitos anos.

Entretanto, em 2020 levou a sua equipe à final inédita da Liga dos Campeões, onde foi muito decisivo no mata-mata, marcando nas quartas e na semifinal. Após a derrota, para o Bayern de Munique, Thiago se transferiu para o Chelsea. Com isso, o camisa cinco herdeu a braçadeira de capitão pela primeira vez.

Em suma, renovou com o Paris Saint-Germain até 2024. Assim, sobreviveu a várias investidas de clubes no mercado da bola que queriam tirá-lo da França. A saber, haviam muitos rumores de sua saída junto com Thiago Silva.

Estatísticas do Marquinhos

No ano seguinte (2021), sendo novamente decisivo, se tornou o terceiro jogador a marcar gols nas quartas de final e semifinal em duas temporadas seguidas. O defensor estava brilhando com a camisa dos Les Rouge-et Bleus.

Por fim, o zagueiro paulista jogou mais de incríveis 400 partidas em toda sua carreira. Sendo que 363 jogos foram pelo clube da capital francesa, marcando 36 gols e contribuindo com nove assistências.

Ainda se tornou o quinto maior zagueiro que mais marcou gols na história do futebol, ainda assim, a diferença é grande para os demais jogadores. Agora seu companheiro de time, Sérgio Ramos, já ultrapassou 100 tentos na carreira e ocupa a quarta posição.

Marquinhos na Seleção

Portanto, na Seleção Brasileira a dupla com Thiago também funciona muito bem, sendo dois titulares absolutos.

Assim, Marquinhos reencontrou seu ex treinador (Tite) e conquistaram a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 e a Copa América em 2019. Pela seleção, soma apenas quatro gols em 69 jogos.

Transferências e mercado da bola

Como dito anteriormente, o brasileiro se tornou um dos maiores defensores atualmente, muito seguro defensivamente e cada vez mais se aperfeiçoando ofensivamente.

Em síntese, os rumores crescem muito sobre sua possível saída do clube neste mercado da bola. Mas, em entrevista ao Canal Plus, Marquinhos assumiu que permanecerá no clube e ainda destacou que sonha em encerrar a sua carreira no PSG. Acompanhe abaixo a sua declaração:

Hoje não estou pensando em sair do Paris Saint-Germain, não está nos meus planos.

Se for possível passar toda a minha carreira aqui, tudo bem para mim! Estou feliz em Paris. – Concluiu marquinhos