Marko Arnautovic – Mercado da bola, tranferências, rumores e estatísticas


Marko Arnautovic é um atacante austríaco que atualmente defende o time do Bologna. O jogador nasceu na região de Wien, na Áustria, no dia 19 de abril de 1989. Ademais, iniciou sua carreira profissional em 2007.

Marko Arnautovic – Início da carreira

Primeiramente, Marko Arnautovic iniciou sua carreira passando por quatro clubes nas categorias de base. O jogador deu os primeiros passos na carreira em 1998 quando chegou ao Áustria Viena. O jogador passou seis anos no clube, convivendo com problemas de comportamentos na sua passagem.

Na sequência, em 2003/04, atuou pela categoria sub-15 do Rapid Viena. Decerto, atuou ainda por Floridsdorfer e Twente, clube no qual chegou ao sub-17 e teve sua estreia como jogador profissional. Foi na temporada 2006/07 que o atacante atuou por duas partidas com o elenco principal.

Trajetória, conquistas e highlights de Marko Arnautovic

Marko Arnautovic teve seus primeiros passos como jogador profissional na temporada 2006/07, no Twente. Na época, o duelo foi contra o PSV pelo Campeonato Holandês. Ao todo, o atacante passou três temporadas pelo clube, sendo movimentado pela 1ª vez no mercado da bola quando foi emprestado para a Internazionale. No seu último ano pelo time ele fez 41 jogos e 16 gols, incluindo seu primeiro como profissional.

Mas a passagem do austríaco pelo clube italiano não vingou muito. Durante a temporada 2009/10, entrou em campo apenas em três partidas, sem conseguir se firmar no time titular e com poucos minutos em campo. Ademais, fez parte do elenco campeão da Champions League pelo clube italiano.

Mesmo assim, o atacante esteve em alta no mercado de transferência, sendo vendido para o Werder Bremen. Na época, os alemães desembolsaram 6,2 milhões de euros para tirar Arnautovic do clube holandês.

Sua chegada ao clube alemão rendeu polêmica antes mesmo de entrar em campo, com declarações sobre os próprios companheiros. Passado essa situação, o jogador iniciou sua trajetória time. Apesar de rumores no mercado de transferências, foram três temporadas completas pelo clube. Assim, entre seu gol de estreia e o fim da sua passagem foram 16 tentos marcados. O primeiro aconteceu contra Köln, com o atacante indo a redes duas vezes.

Marko Arnautovic no futebol Inglês

Na temporada 2013/14 Marko Arnautovic encerrou sua passagem pelo futebol alemão. Com rumores da imprensa, o jogador foi anunciado no dia 2 de setembro de 2013 pelo Stoke City. Decerto, o austríaco chegou ao clube inglês recebendo a camisa 10 do treinador principal na época, Mark Huges. Naquela Premier League, foram cinco gols em 35 jogos.

Porém, no geral, ele teve um desempenho pouco abaixo das expectativas. Assim, foram 145 partidas com 26 gols. Mas na temporada 2017/18, se transferiu para o West Ham. O primeiro gol com a equipe saiu apenas no dia 9 de dezembro de 2017, quando foi as redes contra o Chelsea, atuou campeão da competição.

No Hammers, o jogador chegou a ser preterido no mercado de transferência. Em 2019, um clube chinês chegou a sonda o jogador com uma proposta recusada pelo time inglês. Porém, foi em julho que o atacante deixou a Inglaterra rumo a China. No país, foram três temporadas seguidas com a camisa do Shanghai SIPG. Por lá, marcou 20 gols.

Na última temporada do futebol europeu retornou para a Itália, dessa vez para defender o Bologna. No clube, participou de 34 jogos e assinalou 15 gols, ajudando na campanha que terminou com a 13ª posição do clube na Série A. O jogador foi muito festejado na sua chegada ao clube italiano.

Pela Seleção Austríaca o jogador estreou em 2008. Assim, foi em uma partida contra Ilhas Faroé que o jogador iniciou sua trajetória com a camisa do seu país. No geral, já realizou 102 partidas com a seleção, tendo marcado 32 gols.

Transferências e mercado da bola de Marko Arnautovic

Marko Arnautovic já movimentou o mercado da bola em algumas oportunidades. Assim, sua primeira transferência ocorreu em 2009/10, quando foi emprestado para a Internazionale de Milão. Na época, seu valor de marcado girava em torno de 5,25 milhões de euros. O jogador logo na sequência partiu para o Werder Bremen.

Assim, o clube alemão desembolsou em torno de 6,2 milhões de euros para contratar o atacante austríaco. Apesar de rumores, o jogador permaneceu no clube durante três temporadas buscando seu espaço e conseguindo se firmar na sua seleção.

No futebol inglês, Arnautovic teve duas passagens e negociações. A primeira foi a compra por parte do Stoke City, pelo valor de 2,8 milhões. A segunda foi a ida para o West Ham, por valor recorde na época, de 22,30 milhões de euros. Assim, o centroavante se firmou no futebol da Inglaterra depois de cinco anos, passando depois para uma mudança para China.

No início de 2019, o mercado da bola chegou a sondar uma ida do atacante para o futebol chinês. Porém, apenas em julho, que o Shangai SIPG desembolsou 25 milhões de euros para tirar o centroavante dos Hammers. No clube, o jogador ficou três temporadas, atuando em 39 jogos e 20 gols. Mas, foi em 2021/22, que retornou a Itália para atuar pelo Bologna.

No geral, Marko Arnautovic já participou de 531 jogos, contando atuações por clubes e seleção. Ademais, anotou em 145 gols por todas as suas passagens. No atual mercado da bola, o presidente do Besiktas afirmou o interesse no atacante.