Marine: quem é o clube da 8ª divisão adversário do Tottenham na FA Cup?

Com um estádio para 4 mil pessoas, o modesto clube de Merseyside, região de Liverpool, está apenas na 9ª colocação da 8ª divisão inglesa

0
753
marine fc
Jan Kruger/Getty Images

Clube da 8ª divisão inglesa, o Marine AFC foi o sorteado para enfrentar o poderoso Tottenham Hotspur na 3ª fase da Copa da Inglaterra. O confronto é marcado pela maior diferença entre divisões em um jogo de FA Cup na história.

Com um estádio com capacidade para 4 mil pessoas, o modesto clube de Merseyside, região de Liverpool, está apenas na 9ª colocação da 8ª divisão inglesa.

Nós, da PL Brasil, vamos contar a história do modesto Marine AFC. Clube que já é centenário, mas que nunca chegou tão longe em uma competição de alto nível.

História do Marine AFC

Fundado em 1894, o Marine possui um recorde do qual se orgulha muito. O clube foi comandado pelo técnico com mais tempo no cargo no futebol inglês pós-guerra. Roly Howard comandou a equipe entre os anos de 1972 e 2005, com o total de 1975 jogos. Sua despedida do clube foi justamente em uma partida contra o Everton, em que o clube perdeu por 1 a 0 em um torneio amistoso.

O clube foi fundado por um grupo de empresários locais. Marine no caso, era o nome de um hotel localizado na beira do rio Mersey, na cidade de Liverpool, onde os fundadores se reuniam.

O Marine nunca saiu do anonimato. No entanto, já teve sua história contada por algumas vezes pela mídia. Em 1999, a revista Four Four Two fez uma reportagem mensal para acompanhar o clube durante uma temporada inteira. Já em 2001, o Marine foi tema de uma série de televisão dividida em 6 episódios que foi nomeada como “Marine Lives”.

O clube nunca chegou tão longe na Copa da Inglaterra. No entanto, já igualou campanhas como a atual. Em 1992/1993, o clube chegou a 3ª fase, mas acabou sendo eliminado para o Crewe Alexandra após derrota por 3 a 1. Em outras oportunidades, o clube já eliminou equipes mais conhecidas. Barnsley e Colchester já foram vitimas da modesta equipe de Merseyside.

Leia mais: Os 10 clubes ingleses que mais gastaram com reforços nos últimos anos

Estádio

O estádio Marine Travel Arena tem capacidade para apenas 4 mil pessoas. Pelo fato de a equipe estar na 8ª divisão, acaba sendo impossível que o estádio receba jogos de grande porte como esse, mas devido a pandemia da covid-19, o jogo infelizmente não contará com público.

O nome original do estádio é Rossett Park. No entanto, por conta de patrocinadores, o clube mudou o nome do estádio para o atual em 2015. O contrato é válido até 2024.

Há uma grande diferença nesse estádio em relação aos estádios de alto nível. O Marine Travel Arena conta com apenas 389 assentos em seu estádio. O restante do público acompanha os jogos em pé e muito próximos do gramado.

Campanha na Copa da Inglaterra

O Tottenham certamente será o adversário mais difícil do Marine até agora. Mas, a equipe já enfrentou um clube da Football League nessa edição. Na primeira fase, a equipe visitou o Colchester United, que está na 4ª divisão. No tempo normal, empate por 1 a 1. No entanto, o clube de Merseyside surpreendeu e venceu por 5 a 3 nos pênaltis.

Na 2ª fase, veio um adversário mais modesto: o Havant & Waterlooville. O clube atualmente está na 6ª divisão, mas ainda assim está duas divisões acima do Marine. A classificação veio de uma forma dramática. Nos acréscimos da prorrogação, gol de cabeça do atacante e capitão da equipe, Niall Cummins. 

Agora o adversário é o Tottenham. Uma classificação contra uma equipe do Big 6 é uma missão quase impossível. Mas, para clube, diretoria, jogadores e comissão técnica, a visibilidade proporcionada por esse jogo já é algo inesquecível. Uma boa atuação já pode significar uma ótima mudança de vida para esses atletas.

Para o confronto histórico, a equipe do Marine contará com o patrocínio do veículo de esportes inglês, The Athletic, que estampará sua marca na parte de trás do uniforme da equipe.

O jogo está marcado para o dia 10 de janeiro de 2021. Será que o Marine é capaz de surpreender? Vamos descobrir isso em algumas semanas. De qualquer forma, será um jogo histórico pela competição mais antiga do mundo.

Leia mais: FA Cup: a origem e história da Copa da Inglaterra

Não há posts para exibir