Por Diogo Magri, Guilherme Ramos e Bruno Lima
A “Trivela” divulgou nesta terça-feira (25) que outra promessa do futebol brasileiro pode estar rumando para a Inglaterra. De acordo com a apuração do portal, a Premier League surgiu como o destino mais provável do atacante Marcos Leonardo, que pertence ao Santos.
Aos 20 anos, a revelação santista é ventilada na Europa desde o início da janela de transferências. Marcos Leonardo foi o artilheiro da seleção brasileira no Mundial sub-20 e despontou como principal esperança de venda para o Santos no ano.
O camisa 9 tinha a Lazio como possível destino, mas os italianos optaram por pagar 15 milhões de euros por Taty Castellanos, que estava no Girona. É o mesmo valor pelo qual os santistas já admitiram que negociariam a promessa brasileira.
Por isso, a “Trivela” apurou que a Inglaterra passou a ser o próximo passo preferido de Marcos Leonardo. A PL Brasil ouviu de fontes ligadas a um clube da Premier League que o atacante é observado pelo Nottingham Forest e outros times da liga, mas ainda desperta algumas ressalvas referentes às demandas técnicas, táticas e físicas do estilo de jogo da elite inglesa.
Levando em conta o estilo do atacante e o contexto dos principais clubes da Inglaterra, a PL Brasil também enumerou quais seriam as melhores opções para o atacante na liga mais famosa do mundo.
1. Wolverhampton
Os Wolves representariam um ótimo “match” para o atacante. O time perdeu seu camisa 9, Raul Jimenez, para o Fulham, e também não renovou com Diego Costa, centroavante que foi titular em 17 partidas da Premier League na última temporada.
A única opção que sobrou no elenco para liderar o ataque é o brasileiro Matheus Cunha, que está longe de ser uma unanimidade — apesar de ter custado 50 milhões de euros. Contratar uma das maiores promessas do Brasil pode fazer com que os Wolves possam voltar a sonhar com uma competição europeia depois de terminarem em 12º lugar na última Premier League. De quebra, o negócio ainda com certeza garantiria tempo de jogo ao jovem atacante.
2. Newcastle
Marcos Leonardo pode sonhar com um time de um patamar maior, mas também terá mais concorrência. Nesse contexto, o Newcastle de Bruno Guimarães e Joelinton pode ser um bom destino. O clube fechou em quarto lugar a última edição da liga e disputará a Champions League em 2023/24.
Os Magpies também foram citados como um dos clubes interessados no atacante brasileiro durante o último semestre. Em St. James Park, no entanto, Marcos Leonardo disputaria posição com Alexander Isak e Callum Wilson, os dois principais atacantes de Eddie Howe. O santista teria menos espaço que no Wolverhampton, mas ainda poderia acumular minutos — ainda mais numa temporada cheia de compromissos para o Newcastle.
Pode pesar a favor dele o fato do seu estilo de jogo ser diferente de Isak e Wilson, conhecidos pela altura e força física. O dinheiro tampouco seria um problema, uma vez que o clube do norte da Inglaterra conta com o financiamento bilionário do governo da Arábia Saudita.
Marcos Leonardo se despediu do #U20WC como artilheiro e líder de participações em gols. O #MeninoDaVila balançou as redes 5 vezes e ainda deu 1 assistência nos 5 jogos que realizou.
Parabéns pelo grande desempenho, ML! 🇧🇷⚡️ pic.twitter.com/CtASmobqdv
— Santos FC (@SantosFC) June 3, 2023
3. West Ham
A exemplo do Newcastle, o West Ham também foi apontado pela imprensa inglesa como um suposto interessado em Marcos Leonardo durante os últimos meses. E o casamento também pode ser interessante no clube do leste de Londres.
Tudo bem que o centro do ataque não é uma carência do elenco dos Hammers. O elenco de David Moyes tem, no momento, Danny Ings, Antonio e Scamacca para a posição. Mas é necessário considerar o fato de que os dois primeiros já passaram dos 30 anos, e o terceiro, com 1,95 metro de altura, tem um estilo bem diferente do veloz e habilidoso Marcos Leonardo.
Com uma temporada que promete ser atribulada — a equipe foi campeã da Conference League e, por isso, jogará a Europa League em 2023/24 –, o brasileiro teria espaço no elenco que também conta com Lucas Paquetá. Inclusive porque a falta de profundidade no plantel fez com que o West Ham brigasse até as últimas rodadas contra o rebaixamento, principalmente por ter priorizado o desempenho no mata-mata europeu.
Arsenal, Manchester United, Chelsea e Nottingham Forest de olho em Marcos Leonardo
Não faltam outros destinos possíveis para o brasileiro, que pode se consolidar como um dos principais atacantes do país se alcançar um desempenho à altura da Premier League. Os clubes sabem disso — tanto que Marcos Leonardo esteve na pauta de gigantes ingleses, como Arsenal, Manchester United e Chelsea.
No entanto, tratam-se de cenários menos plausíveis. Mikel Arteta não deve apostar numa promessa cujas características são parecidas com as de Gabriel Jesus e Nketiah, os dois que mais jogaram como 9 na última temporada. Erik Ten Hag até busca um 9 para o United, mas numa categoria acima — o favorito é Harry Kane.
E o Chelsea, talvez o time grande com mais abertura para uma aposta (tanto que Mauricio Pochettino tem dado minutos para Andrey Santos e Ângelo na pré-temporada) acabou de gastar 97 milhões de euros em dois atacantes, Nkunku e Nicolas Jackson.
Por fim, o Nottingham Forest é outro clube relevante da liga que tem colocado os olhos em destaques do futebol brasileiro. Somente na última temporada, o time contratou Gustavo Scarpa e Danilo do Palmeiras, além de ter trazido o zagueiro Felipe e o lateral-esquerdo Renan Lodi.
Mas a posição de Marcos Leonardo não parece uma prioridade. No último ano, o Forest desembolsou 52,3 milhões de euros para contratar três centroavantes de estilos diferentes que ainda estão no elenco: Chris Wood, Awoniyi e Dennis.