Após a derrota para o Tottenham neste sábado (26) por 4 x 0, Marcelo Bielsa não é mais técnico do Leeds United. A decisão da demissão veio por parte da diretoria em consenso com o treinador argentino, de acordo com o jornal inglês TalkSport. Para o seu lugar, o clube inglês já negocia a contratação do técnico norte-americano, Jesse Marsch, ex-treinador do RB Leipzig.
Marcelo Bielsa’s set to leave Leeds after poor performances this season. Lawyers now discussing his exit. Former Leipzig manager Jesse Marsch close to be appointed as new head coach. ⚪️🚨 #LUFC
Talks still ongoing between Leeds board and Marsch – first called by @David_Ornstein. pic.twitter.com/5YArtvQxbU
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) February 26, 2022
Infelizmente o técnico argentino não conseguiu se manter no cargo que durou quatro anos. Marcelo Bielsa é responsável por fazer voltar o clube de Yorkshire para a elite do futebol inglês após 16 anos. Na temporada 2020, a equipe sagrou-se campeã da Champioship e terminou a Premier League na nona colocação. Entretanto, a atual temporada não tem sido das melhoras para a equipe.
Nas últimas partidas a equipe tomou 20 gols no total de cinco partidas. Demostrando mais uma vez a vulnerabilidade do setor defensivo. Ademais, as lesões tem sido um outro grande problema da equipe em praticamente todas as posições. O que foram uma verdadeira dor de cabeça para o técnico Marcelo Bielsa.
Lesões
No ataque, a ausência de Patrick Bamford é bastante sentida pelo elenco principal. Já que o atacante inglês era a principal referência na grande área. Em alternativa ao jogador, Bielsa chegou a utilizar Rodrigo, Daniel James e Tyler Roberts. Sem dúvida, Daniel James foi o que melhor se adequou a posição, atuando muitas vezes como um falso 9 e sempre encostando em jogadores como Raphinha e Jack Harrison para a execução das jogadas.
No meio de campo, a contusão de Kalvin Phillips tem sido outro peso para a equipe. A princípio, o jogador funciona como verdadeiro termômetro ditando o ritmo da partida para a equipe. Além disso, seus bons rendimentos renderam convocação para atuar na seleção inglesa na disputa da Eurocopa. Em substituição, Bielsa já usou Forshaw e também Pascal Struijk na posição. Contudo, não conseguem repetir o mesmo trabalho feito pelo Pirlo de Yorkshire.
Clube sem reforços
Enquanto equipes como o Newcastle entraram com unhas e dentes tentaram buscar novos jogadores, o Leeds permaneceu omisso e pouco fez para reforçar o time. Ou seja, além da equipe ter de conviver com o elenco reduzido por conta das lesões. Ainda tem que enfrentar a dura realidade de não ter conseguido reforçar a equipe para tentar se safar daquilo que cada vez mais se aproxima: a zona de rebaixamento.
Jesse Marsch
O clube agora procura por um novo técnico e o nome mais forte da diretoria vem sendo do norte-americano Jesse Marsch. Em seu último trabalho, o treinador atuou no comando do RB Leipzig por cinco meses onde acabou deixando o cargo. O treinador de 48 anos fez sucesso no Red Bull Salzburg onde conquistou duas vezes o campeonato austríaco e também em duas ocasiões a Taça da Áustria.