‘Mãozinha’ da Arábia Saudita: entenda o plano que pode acabar com Neymar no Barcelona

5 minutos de leitura

Neymar se tornou um dos protagonistas do mercado da bola nos últimos dias. O brasileiro estaria considerando deixar o PSG e, inclusive, teria comunicado à direção do clube, segundo publicação jornal francês “L'Equipe” nesta segunda-feira (9). Seu destino preferido seria o Barcelona.

À PL Brasil, ainda na segunda, o pai e agente de Neymar negou a existência do comunicado que teria sido entregue à cúpula do PSG. Segundo ele, a publicação teria segundas intenções.

O Barcelona estaria inclinado positivamente ao retorno do brasileiro e, segundo noticiou o jornal espanhol “Sport”, já tem um plano para contratá-lo. A ideia envolve um clube da Arábia Saudita e o presidente culé, Joan Laporta, tenta convencer o técnico Xavi a “aceitar” a chegada do seu ex-companheiro.

A parceria entre Arábia Saudita e Barcelona por Neymar

O mercado saudita se transformou numa potência nesta janela de transferências, contratando jogadores como Karim Benzema, N'Golo Kanté, Roberto Firimino, Jordan Henderson, Milinkovic-Savic e Rúben Neves, por exemplo. O Al-Hilal, inclusive, fez uma oferta de 300 milhões de euros por Mbappé, que foi aceita pelo PSG, mas rejeitada pelo jogador.

Segundo o Sport, um clube da Arábia Saudita – que não foi revelado – apresentará uma oferta formal por Neymar ao campeão francês e a ideia é emprestá-lo por um ano ao Barcelona, assumindo parte do salário por meio de acordos comerciais.

Neymar PSG Barcelona
Foto: Icon Sport

A opção de jogar no Oriente Médio não encantava o brasileiro, mas a possibilidade de jogar um ano emprestado como blaugrana pode acabar o convencendo, segundo o periódico.

Com essa possibilidade na mesa, o Sport afirma que está sendo discutida uma operação de três partes, em que o Barça também teria estabelecido um limite máximo para o salário que poderia acabar pagando, dadas as suas dificuldades financeiras.

Xavi precisa ser convencido a contratar Neymar

No início de junho, Xavi respondeu sobre as chances do clube catalão contratar o brasileiro sem muito otimismo. Seu encaixe na equipe que acabou de ser campeã de LaLiga não é visto como a dos mais fáceis.

— Estou surpreso (com as especulações). Ele não está em nossos planos. Gosto muito do Ney como amigo, mas temos prioridades diferentes – disse em entrevista coletiva, em junho.

Barcelona fica perto de anunciar primeiro reforço para 23/24
Icon Sport

Segundo o Sport, haverá uma reunião entre Laporta e Xavi para discutir a transferência como uma operação do clube, que envolve marketing e o fato de Neymar gerar receita, não apenas um reforço esportivo.

Caso o acordo com o time da Arábia Saudita receba luz verde, o Barça tentaria fechar seu empréstimo por uma temporada. Entende-se que sua chegada ajudaria a fortalecer a marca do clube catalão, principalmente em um ano complicado com a mudança para o Estádio Olímpico Lluís Companys de Montjuïc devido às reformas do Camp Nou.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]