Manuel Pellegrini, chileno que levou Real Betis à glória na Copa do Rei

Manuel Pellegrini, chileno que levou Real Betis à glória na Copa do Rei
Foto: Divulgação / Real Betis Balompié

Real Betis se sagrou campeão da Copa do Rei neste sábado (23), ao bater o Valencia nos pênaltis. A saber, o placar dos 120 minutos de futebol ficou em 1 x 1, gols de Borja Iglesias (para os Verdiblancos), e Hugo Duro (para os Murcielagos). No entanto, algo muito importante a se levar em consideração é o belíssimo trabalho do técnico chileno Manuel Pellegrini, de 68 anos, que representa muito bem a América do Sul na Europa.

Quem é Manuel Pellegrini?

Natural de Santiago, capital do Chile, Manuel Pellegrini jogou futebol durante 13 anos de sua vida. A saber, fez toda a sua carreira de zagueiro, entre 1973 e 1986, na Universidad de Chile.

Dois anos depois de se aposentar como atleta, embarcou na carreira de treinador, assumindo o seu time do coração, a Universidad de Chile, em 1988. Em seguida, passou por mais três equipes chilenas: PalestinoO'higginsUniversidad Católica. No entanto, ainda nos anos 90 se mudou para o Equador, onde virou o século na LDU.

Depois, Manuel Pellegrini se mudou para a Argentina, onde treinou o San Lorenzo e o River Plate entre 2001 e 2003. Assim, conseguiu sua primeira chance no futebol europeu pelo Villarreal. Aliás, foi o responsável por levar a equipe amarela à semifinal da Champions League naquela campanha histórica de 2005.

Manuel Pellegrini
Pellegrini campeão da Premier League com o Manchester City (Foto: Divulgação / CONMEBOL)

Em 2009 deixou o clube para assinar com o Real Madrid, onde pavimentou o caminho para a chegada de José Mourinho. Aliás, foi o chileno que levou Cristiano Ronaldo para o clube merengue. Em seguida, assumiu aquele projeto ambicioso do Málaga entre 2011 e 2013, que não deu muito certo. Assim, chegou ao Manchester City em 2013 e foi o primeiro técnico “não-inglês” a conquistar a Premier League. Depois, ainda teve experiência na China, voltou para treinar o West Ham e agora está no Real Betis.

Representatividade

Não há nenhum treinador sul-americano acima de Manuel Pellegrini no futebol europeu hoje. Claro, o argentino Pochettino hoje treina o PSG, tem um elenco estrelado à sua disposição, e deve ser campeão francês. Mas, ainda não construiu a história que o chileno construiu até aqui.

Porém, esta é uma opinião deste humilde redator sobre o assunto: não é fácil ser campeão da Copa do Rei com o Real Betis, em um cenário em que Real Madrid e Barcelona dominam. O feito de Manuel Pellegrini é histórico, e deve ser exaltado como uma conquista do futebol sul-americano também.