Manchester United x Liverpool: quem leva a melhor no histórico de confrontos?

1 minuto de leitura

O duelo entre Manchester United e Liverpool é considerado o maior clássico inglês e um dos maiores do futebol mundial. De um lado, o clube inglês com mais conquistas da Champions League. Do outro, o maior vencedor do Campeonato Inglês. Confira um pouco da história do confronto entre Manchester United x Liverpool.

Retrospecto de Manchester United x Liverpool

  • 212 jogos
  • 82 vitórias do Manchester United
  • 71 vitórias do Liverpool
  • 59 empates

Quem mais jogou?

  • Ryan Giggs (48 jogos)

Quem mais marcou gols?

  • 13 gols – Mohamed Salah (Liverpool)

Maior goleada

  • Liverpool 7×0 Manchester United, em 5/3/2023, pela Premier League

A disputa econômica e industrial

Manchester e Liverpool cidades que vivem uma rivalidade que vai além do futebol. Se Londres, a capital do país, é considerada a cidade mais importante da Inglaterra, as duas disputam o segundo lugar. 

Por séculos, as cidades tiveram disputas no campo econômico e industrial. Durante a Revolução Industrial, Liverpool tinha um dos maiores e principais portos do mundo e Manchester era o centro de produção de algodão. Era um período de recessão mundial e para a classe trabalhadora a dificuldade era grande.

Liverpool acabava tendo maior força econômica devido à importância da zona portuária. Então, Manchester acabou construindo um canal até o oceano (Manchester Ship Canal) para driblar esse obstáculo.

Curiosidade: os escudos tanto de Manchester United como de Manchester City contam com um barco. Isso se deve à importância do canal de Manchester para a cidade e a população local.

Primeiro clássico

O primeiro encontro entre os clubes aconteceu em 1894. O Manchester United, então chamado Newton Heath, terminou na última posição da Primeira Divisão e enfrentaria o Liverpool, campeão da Segundona, na disputa por uma vaga na elite do ano seguinte. O jogo aconteceu no Ewood Park e teve vitória dos Reds por 2 a 0. O resultado garantiu o Liverpool na Primeira Divisão e rebaixou o United.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]