Se engana quem acha que o Manchester United foi responsável por só uma virada história na Champions League da temporada 1998/1999. Para chegar à final e conseguir a grande reviravolta nos acréscimos diante do Bayern de Munique, os Red Devils derrotaram a Juventus, em Turim, pelas semifinais, após estarem perdendo por 2 a 0. A PL Brasil te conta sobre esse épico Manchester United x Juventus.
Manchester United x Juventus: a virada antes do histórico título no Camp Nou
O jogo de ida, em Old Trafford, havia sido 1 a 1. Os gols foram marcados por Antonio Conte para o time italiano e Ryan Giggs, aos 47 da segunda etapa, para os comandados de Sir Alex Ferguson.
Por muito pouco, a Juventus, então comandada por Carlo Ancelotti, não levou uma grande vantagem para Delle Api. No primeiro jogo, os italianos fizeram um bom primeiro tempo e tiveram outras chances além do gol. Entretanto, a segunda etapa foi de domínio e pressão do United, que após muita insistência empatou nos acréscimos.
O jogo de volta ocorreu no dia 21 de abril de 1999. A Juventus tinha uma grande equipe e contava com nomes como Zinédine Zidane, Edgar Davids, Didier Deschamps e o artilheiro Filippo Inzaghi.
E foi Inzaghi, camisa 9 da Velha Senhora naquele momento, que quase decretou a eliminação dos Red Devils na semifinal. Aos 6 e 11 do primeiro tempo, o centroavante italiano foi às redes superando Peter Schmeichel.
Leia mais: Manchester United 1999: O time que realizou o sonho impossível
O primeiro, aos seis minutos, surgiu após cobrança de escanteio ensaiada que acabou com cruzamento de Zidane da esquerda para Inzaghi escorar para dentro do gol na segunda trave. O segundo tento, aos 11, contou com desvio de Stam, que encobriu Schmeichel.
Naquele momento o time de Alex Ferguson estava em apuros. E para sair desse cenário contou com alguns protagonistas, mas pode-se dizer que o grande jogador daquela noite foi o ídolo irlandês Roy Keane. Autor do primeiro gol da virada, Keane deu sobrevida necessária ao time. Parecia haver dois camisa 16 em campo: um na defesa e outro na ataque.
O primeiro gol do United na partida saiu depois de cobrança de escanteio de David Beckham e finalização de cabeça de Keane, que superou saída ruim do goleiro Peruzzi, aos 24 minutos do primeiro tempo.
Alex Ferguson contava também com uma grande dupla de ataque, formada por Andy Cole e Dwight Yorke. Os dois atacantes criaram boas oportunidades durante quase todo jogo, inclusive antes do primeiro gol do United no confronto.
Leia mais: Manchester United x Barcelona: separamos grandes encontros entre os dois gigantes
E foi dos pés de Yorke que veio o empate dez minutos depois. Após cruzamento primoroso de Cole da direita, o camisa 19 ajeitou o corpo e cabeceou no contrapé do goleiro adversário, deixando tudo igual.
Ainda era primeiro tempo e os Red Devils já tinham o placar que precisavam para chegarem à grande final de Barcelona. Mas a dupla Yorke e Cole continuava atormentando a defesa da Juventus. Antes do final da primeira etapa teve bola na trave e defesa importante do arqueiro italiano.
Se na frente, Yorke e Cole iam bem, no gol, Schmeichel garantia contra as investidas de Inzaghi, tanto no primeiro tempo como na etapa final.
A etapa derradeira foi bem disputada, com chances dos dois times. E teve o terceiro gol de Inzaghi na partida… Mas o centroavante estava impedido e o gol não foi validado, para felicidade de Alex Ferguson e companhia.
Aos 38, o golpe final dos visitantes. Yorke passou pelo meio de dois defensores italianos, driblou Peruzzi, mas sentiu toque do arqueiro e caiu. A bola ia sair pela linha de fundo, mas antes Cole colocou para o fundo das redes e decretou a vitória histórica e a vaga na final de Barcelona. O resto é história.
Escalações de Manchester United x Juventus
Juventus: Angelo Peruzzi; Ciro Ferrara, Mark Iuliano (Paulo Montero), Alessandro Birindelli (Nicola Amuroso), Gianluca Pessotto; Didier Deschamps, Antonio Di Livio (Daniel Fonseca), Antonio Conte, Edgar Davids, Zinédine Zidane; Filippo Inzaghi. Carlo Ancelotti.
Manchester United: Schmeichel; Gary Neville, Johnsen, Stam, Irwin; Roy Keane, Nick Butt, David Beckham, Jesper Blomqvist (Paul Scholes); Andy Cole, Dwight Yorke. Alex Ferguson.
Gols: Inzaghi (2); Keane, Yorke e Cole
11 mins: Juventus 2 #MUFC 0 😢👎
84 mins: Juventus 2 #MUFC 3 😃🎉An incredible night in Turin – on this day in 1999! pic.twitter.com/6djKzeT4MJ
— Manchester United (@ManUtd) April 21, 2017